Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal condena Berlusconi a 3 anos de prisão por suborno de senador

Expectativa do ex-primeiro-ministro é que o crime prescreva e ele não tenha que cumprir a pena

Internacional|

Um dos advogados disse que sentença é injusta e injustificada
Um dos advogados disse que sentença é injusta e injustificada Um dos advogados disse que sentença é injusta e injustificada

O Tribunal de Nápoles condenou nesta quarta-feira a três anos de prisão, por corrupção, o ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi no caso do suborno de um senador com o objetivo de facilitar a queda do governo de Romano Prodi em 2008. Além disso, o tribunal napolitano condenou à mesma pena o ex-diretor do jornal "L'Avanti" Valter Lavitola, acusado de mediar o suborno.

A procuradoria tinha pedido uma pena de prisão de cinco anos para Berlusconi e de quatro anos e quatro meses para Lavitola. Berlusconi, que não assistiu à leitura da sentença no tribunal napolitano, foi considerado pelos juízes, após várias horas de deliberações, autor material do suborno. No caso de Berlusconi a expectativa é que o crime prescreva e ele não tenha que cumprir a pena, já que a tramitação da provável apelação de seus advogados ultrapassará esse período.

Um de seus advogados de defesa, Niccolò Ghedini, disse que a sentença é "injusta e injustificada" e acrescentou que, apesar de o crime prescrever em 6 de novembro, confia que o Tribunal de Apelação absolverá o ex-primeiro-ministro. Lavitola já está preso na penitenciária de Secondigliano por múltiplas condenações em outros processos.

Berlusconi declarou no final de junho, quando foi divulgado o pedido da procuradoria, que a solicitação de cinco anos de prisão contra ele estava alinhada "com a tradição dos piores processos políticos". "O pedido da procuradoria de Nápoles se choca com a realidade e com todos os resultados processuais, alinhado à tradição dos piores processos políticos. Confio que o Tribunal quererá rapidamente restituir a verdade dos fatos e pronunciar uma sentença totalmente absolutória", afirmou na época.

Publicidade

Os advogados de Berlusconi argumentaram que "todas as testemunhas e todas as provas documentais mostraram a total inconsistência da acusação". Os procuradores consideraram que o magnata fez o executivo de Prodi (2006-2008) cair ao comprar o voto do senador Sergio De Gregorio, que deixou seu então partido, Itália de Valores, parte da coalizão governamental, para entrar no partido de Berlusconi à época, Povo da Liberdade.

Seu voto e o de outros senadores que também abandonaram a maioria no governo acabaram precipitando a queda do Executivo de Prodi durante uma votação no Senado em 2008. Ele foi sucedido pelo terceiro e último Executivo de Berlusconi (2008-2011). Esta tese se baseia na declaração do próprio De Gregorio, que confessou ter recebido três milhões de euros, ao fechar um acordo e receber pena de um ano e oito meses de prisão.

Publicidade

De Gregorio também reconheceu ser mediador no pagamento a Lavitola. Os procuradores reconstruíram na sala de aula do Tribunal de Nápoles todo o caso e explicaram aos juízes da Primeira Seção Penal que Berlusconi tinha a intenção de investir dezenas de milhões de euros para corromper senadores. "Não só é um episódio de corrupção, mas um episódio de gravidade extrema. Estou convencido que outros também participaram como De Gregorio, só que não conseguimos identificá-los", apontou Milita, citado pela imprensa italiana.

"Era uma operação destinada a subverter a ordem democrática. Uma página obscura na política italiana. Se a ferrugem da corrupção enrola o núcleo da democracia, o perigo é grandessíssimo", acrescentou. A condenação aconteceu em um momento em que Berlusconi, de 79 anos, retornou à cena pública após superar outras contas que tinha pendentes com a Justiça.

Publicidade

Berlusconi pagará R$ 167 mil por dia de pensão para a ex-mulher nos próximos 15 anos

Em fevereiro terminou de cumprir sua pena de um ano de trabalhos sociais pelo crime de fraude fiscal no "Caso Mediaset". Além disso, a Corte Suprema confirmou em março sua absolvição nas acusações de abuso de poder e incitação à prostituição d e menores no chamado "Caso Ruby". 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.