Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal da Colômbia acusa 10 militares de matarem 120 civis

Acusados responderão por 24 desaparecimentos e o assassinato de 120 pessoas, falsamente registradas como guerrilheiros

Internacional|

Militares são acusados de simular assassinatos como mortes em combates
Militares são acusados de simular assassinatos como mortes em combates Militares são acusados de simular assassinatos como mortes em combates

Um tribunal da Colômbia acusou nesta terça-feira 10 militares e um civil pelo desaparecimento forçado de 24 pessoas e o assassinato de ao menos 120 civis e de apresentá-los falsamente como guerrilheiros mortos em combate.

Leia também: Colômbia: entenda o que está por trás das manifestações no país

É a primeira vez que o tribunal da Jurisdição Especial para a Paz (JEP) acusa membros do Exército colombiano de ligação com o chamado escândalo dos falsos positivos, no qual soldados mataram civis e os classificaram como rebeldes abatidos em combate para poderem receber promoções ou outros benefícios.

Os acusados desempenharam um papel decisivo nos assassinatos, relatados como mortes em combate na região de Catatumbo, na província de Norte de Santander, entre janeiro de 2007 e agosto de 2008 para inflar a contagem de corpos, disse a corte.

Publicidade

Identificados pelo JEP como os responsáveis por dar ordens sem as quais os crimes não teriam acontecido sistematicamente, os acusados incluem um general, seis oficiais, três oficiais não-comissionados e um civil.

"Era um padrão de macrocriminalidade, ou seja, a repetição de ao menos 120 assassinatos durante dois anos na mesma região, cometidos pelo mesmo grupo de pessoas associadas a uma organização criminosa e seguindo o mesmo modus operandi", disse a magistrada Catalina Diaz.

Publicidade

As vítimas incluíram agricultores e varejistas, entre outros, disse ela.

O JEP é um tribunal criado conforme o acordo de paz de 2016 para processar ex-membros das Farc (antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e líderes militares por supostos crimes de guerra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.