Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UE pede a Putin a manutenção do fornecimento de gás a Europa

Na próxima segunda-feira (26), uma nova rodada de negociação deverá ocorrer

Internacional|

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, enviou uma carta nesta quarta-feira (21) ao presidente russo Vladimir Putin na qual pede a manutenção do fornecimento de gás a Europa.

"Enquanto continuarem as negociações trilaterais, o fluxo de gás não deve ser interrompido. Conto com a Rússia para que mantenha o compromisso", escreveu Barroso.

"Portanto é da responsabilidade da Gazprom garantir as entregas dos volumes acordados nos contratos de fornecimento com as empresas europeias", completa a carta.

China e Rússia assinam contrato de gás avaliado em R$ 883 bilhões 

Publicidade

UE (União Europeia), Rússia e Ucrânia já se reuniram no início de maio a nível ministerial para tentar resolver a divergência entre Kiev e Moscou sobre a entrega do gás. Na próxima segunda-feira (26), um novo encontro deve acontecer e a Comissão Europeia atuará como mediador.

Segundo a Gazprom, a empresa pública ucraniana Naftogaz tem uma dívida de 3,505 bilhões de dólares. A companhia russa afirmou há 10 dias que cortaria o gás para a Ucrânia a partir de 3 de junho se o pagamento antecipado correspondente ao mês, de 1,66 bilhão de dólares, não for efetuado.

Publicidade

Homem mais rico da Ucrânia convoca protestos contra separatistas

Ucrânia se nega a pagar por gás russo antecipadamente

China denuncia hipocrisia americana após acusações de ciberespionagem

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.