Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Europeia diz que faltam "medidas imediatas" para enfrentar imigração ilegal

700 pessoas morreram em naufrágio enquanto tentavam chegar à Itália esta semana

Internacional|

Imigrante é resgatado após naufrágio
Imigrante é resgatado após naufrágio Imigrante é resgatado após naufrágio

A alta representante da União Europeia (UE) para Política Externa, Federica Mogherini, afirmou nesta segunda-feira (20), após a morte de 700 pessoas no canal da Sicília ao tentarem chegar na Itália, que fazem falta "medidas imediatas" dos vinte e oito membros do bloco para enfrentar o problema da imigração irregular.

"Fazem falta medidas imediatas da União Europeia e de cada Estado membro. Há uma responsabilidade de Bruxelas e também de cada um dos Estados-membros para dar a força política necessária para que a UE reaja da maneira justa" diante do problema da imigração irregular, afirmou Mogherini.

A representante disse que com as "tragédias dos últimos dias, meses e anos já não há mais desculpas, a UE já não tem desculpa, os Estados-membros também não têm desculpas".

Itália quer maior apoio financeiro da UE para resgate de imigrantes no mar

Publicidade

Mogherini, que também é vice-presidente da Comissão Europeia, afirmou que "é preciso desenvolver uma verdadeira responsabilidade europeia em tudo o que concerne ao Mediterrâneo e à imigração". "Espero que desta nova tragédia nasça uma nova responsabilidade europeia", disse a chefe da diplomacia europeia, para quem depois dos últimos atentados jihadistas ocorridos em Paris e Tunísia se desenvolveu esse espírito para a luta contra o terrorismo.

Para Mogherini, é preciso reforçar a operação Triton de vigilância marítima no Mediterrâneo e realizar uma melhor distribuição entre os países do fluxo de refugiados.

A Itália, segundo disse hoje o ministro das Relações Exteriores do país, Paolo Gentiloni, financia 90% da operação e recebe em seu território dois terços dos imigrantes ilegais que chegam a território europeu pela fronteira sul. Para abordar a situação, os ministros das Relações Exteriores e do Interior dos vinte e oito países da UE se reunirão hoje em Luxemburgo a partir das 10h (de Brasília).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.