Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Europeia pode ampliar sanções contra a Rússia, diz presidente da Comissão Europeia

José Manuel Barroso afirma que a medida não teria a intenção de aumentar a crise na Ucrânia 

Internacional|

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, falou sobre o assunto em uma coletiva de imprensa realizada em Bruxelas
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, falou sobre o assunto em uma coletiva de imprensa realizada em Bruxelas O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, falou sobre o assunto em uma coletiva de imprensa realizada em Bruxelas (GEORGES GOBET/AFP)

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, afirmou neste sábado (30) que a UE (União Europeia) está preparada para ampliar as sanções contra a Rússia devido à crise na Ucrânia, mas que o bloco também quer que um acordo seja alcançado para encerrar o conflito.

Em coletiva de imprensa realizada em Bruxelas, ao lado do presidente ucraniano Petro Poroshenko, Barroso afirmou: “Estamos prontos para tomar medidas muito fortes e claras, mas mantemos nossas portas abertas para uma solução política”.

Ele descreveu que a ampliação das sanções não teria a intenção de aumentar a crise, mas sim pressionar Moscou a negociar.

Barroso salientou que a UE não almeja o confronto: “Não faz sentido termos uma nova Guerra Fria”, disse. Barroso também afirmou que isso seria “prejudicial para toda a Europa”.

Publicidade

Poroshenko, concordando com as autoridades da União Europeia, afirmou esperar que um encontro de líderes do bloco neste sábado resulte em um pedido formal para que a Comissão Europeia crie novas sanções a serem implementadas, se necessário.

Barroso disse que as autoridades já possuem uma vasta gama de opções para propor aos países-membros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.