Uruguai deve receber 100 crianças refugiadas sírias
Informação foi confirmada pelo chanceler uruguaio Luis Almagro
Internacional|Ansa
O Uruguai espera receber cerca de 100 crianças refugiadas da Síria até setembro, depois do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) aceitar a proposta idealizada pelo presidente José Mujica.
A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro. Em entrevista televisiva, ele explicou que essas pessoas podem vir dos campos de refugiados ou diretamente da Síria.
"O Uruguai vai cobrir todas as despesas relacionadas com o projeto e, sedeve possível, nós gostaríamos de resolver esta questão em dois meses, dois meses e meio. Estamos trabalhando com um prazo em setembro e pretendemos cumpri-lo", acrescentou.
Análises de pedido de refúgio no Brasil aumentaram seis vezes no ano passado em relação a 2012
Fugitivos da guerra na Síria têm de esperar sete meses para pedir refúgio em São Paulo
Fotos retratam o cotidiano de sofrimento vivido por refugiados sírios nas fronteiras do país
Almagro ainda disse que as crianças podem ser alojadas na residência presidencial de Anchorena, no sudoeste do país, ou em nos centros do Inau (Instituto Nacional da Criança e do Adolescente).
Dados não oficiais apontam que ao menos 150 mil pessoas foram vítimas do conflito político na Síria, que teve início em março de 2011. Calcula-se ainda, de acordo com informações das Nações Unidas, que cerca de 6,5 milhões de sírios tenham deixado a nação, geralmente procurando abrigo nos países vizinhos.