Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usina nuclear recebe aprovação para voltar a operar no Japão três anos após Fukushima

Cidade de Satsumasendai, no sudoeste do país, depende de usina de Sendai para gerar empregos

Internacional|

Desastre nuclear de Fukushima foi um dos piores da história
Desastre nuclear de Fukushima foi um dos piores da história Desastre nuclear de Fukushima foi um dos piores da história

Uma cidade no sudoeste do Japão tornou-se, nesta terça-feira (28), a primeira do país a aprovar o reinício de uma usina nuclear no complicado processo japonês de reviver uma indústria que ficou ociosa devido à catástrofe de Fukushima em 2011.

Satsumasendai, uma cidade de 100 mil habitantes que hospeda a usina de dois reatores da empresa Kyushu Electric Power Co, fica 1.000 quilômetros a sudoeste de Tóquio e há muito tempo depende da usina de Sendai para gerar empregos.

Dezenove dos 26 membros da assembleia da cidade votaram a favor de reiniciar a planta, enquanto quatro membros votaram contra e três se abstiveram, disse um parlamentar da cidade à Reuters.

Começam operações de retirada da cobertura do reator 1 de Fukushima

Publicidade

Cresce a radiação nos aquíferos de Fukushima após passagem de tufão no Japão

O reinício dos primeiros reatores do Japão a receber liberação para voltar a operar sob novas regras impostas desde Fukushima não deve ocorrer até o próximo ano, uma vez que a Kyushu Eletrics ainda precisa passar por verificações de segurança operacional.

Publicidade

Todos os 48 reatores nucleares do país foram gradualmente tirados de operação após Fukushima, o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986.

Um terremoto seguido de tsunami atingiu a usina de Fukushima Daiichi, 220 km a nordeste de Tóquio, provocando vazamentos nucleares e forçando mais de 160 mil pessoas a fugir de cidades vizinhas, além de contaminar água, comida e ar.

Publicidade

O Japão foi forçado a importar combustíveis fósseis caros para substituir a energia atômica, que, anteriormente, era responsável por cerca de 30 por cento da eletricidade do país.

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe está em busca de reiniciar os reatores nucleares, mas disse que vai deixar para as autoridades locais a aprovação de uma política que ainda é impopular com grandes setores do público.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.