Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Yoani Sánchez defende em Brasília o fim do embargo a Cuba

Opositora cubana pediu também o fechamento da base militar americana de Guantánamo

Internacional|

Yoani Sánchez durante seu discurso na Câmara dos Deputados em Brasília
Yoani Sánchez durante seu discurso na Câmara dos Deputados em Brasília Yoani Sánchez durante seu discurso na Câmara dos Deputados em Brasília

A dissidente cubana Yoani Sánchez defendeu nesta quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados o fim do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba e o fim da utilização da base militar americana de Guantánamo.

"O embargo é a razão para que nosso Governo não explique seu fracasso econômico e a repressão política. Quero que o embargo acabe para ver como o governo cubano vai se explicar", afirmou Yoani durante um encontro com deputados antes da exibição de trechos do documentário "Conexão Cuba-Honduras", do cineasta Dado Galvão.

Congressistas americanos se encontram com presidente de Cuba

Visita de opositora cubana Yoani Sánchez provoca tumulto na Câmara dos Deputados

Publicidade

Família acusa governo cubano pela morte de preso em greve de fome

O documentário não pôde ser exibido segunda-feira (18) passada na cidade de Feira de Santana, na Bahia, por protestos de simpatizantes do regime comunista da ilha, que também protestaram contra Yoani em sua chegada aos aeroportos de Recife e Salvador. Sobre a base militar de Guantánamo, em território cubano e usada pelos EUA como prisão de terroristas, a blogueira declarou que em sua posição de "civilizada" não pode estar de acordo com o uso dado a esse território.

Publicidade

Yoani tinha previsto dedicar o dia de hoje ao turismo em Salvador, mas decidiu ir à Brasília a convite do deputado federal Otávio Leite (PSDB). A criadora do blog "Geração Y" e vencedora de prêmios de jornalismo e de direitos humanos em vários países foi recebida com flores na sede da Câmara dos Deputados e tirou fotos com vários legisladores, após o que assistiu à apresentação de trechos do documentário. Entre que se aproximaram para saudar Yoani Sánchez estava o senador Aécio Neves, também do PSDB.

O Brasil é o primeiro destino que a blogueira visita em sua viagem de 80 dias por uma dezena de países da América e da Europa. "Vou (a esses países) graças à solidariedade de muitas pessoas pequenas como eu", declarou a blogueira, que chegou ao Congresso com a bandeira brasileira.

Publicidade

Apesar das medidas de segurança, alguns manifestantes contrários à dissidente permaneceram nos arredores do Congresso com bandeiras cubanas, cartazes e notas de dólares para manifestar sua rejeição a quem consideram uma "mercenária" a serviço dos EUA. Yoani Sánchez, uma das vozes mais críticas da ilha, participará amanhã em São Paulo em um debate organizado pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Veja a galeria do dia

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.