Artesã que expôs trabalho na Holanda faz Enem para se formar em artes visuais
Nota unificada do Enem para universidades estimula volta à escola
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7 *

A cada ano, com a troca do vestibular tradicional pela nota do Enem, cresce o número de candidatos que saíram da escola há mais tempo e buscam realizar o sonho de entrar no ensino superior.
Leia mais notícias no R7 Minas
Enem: candidatos apostam em redação sobre manifestações e espionagem
A artesã Marilandis Ramos, 53 anos, trabalha em um colégio na recreação de crianças, mas trocou de lado neste fim de semana. Ela se inscreveu no Enem para poder cursar artes visuais.
— Faço pintura e desenho. Tive um trabalho sobre Anne Frank selecionado para uma mostra na Holanda, mas quero aprimorar meus conhecimentos. Quero fazer uma faculdade de artes para ter um diploma.
Ela não está sozinha: Marilandis chegou ao campus da UFMG neste domingo acompanhada pela amiga Maria José dos Santos, 53 anos, que tenta o Enem pela segunda vez.
— No ano passado, terminei o ensino médio e consegui uma bolsa para estudar pedagogia, mas decidi mudar de curso. Quero me formar em serviço social.
Maria José dos Santos entrou confiante para as provas deste domingo (27).
— Ontem chutei 20% da prova, mas hoje estou confiante na redação. Quando vejo o tema, consigo me concentrar e desenvolver.
Correção comentada no R7
O portal R7, em parceria com o Sistema COC de Ensino, vai divulgar logo após a prova do Enem, neste domingo (27), a correção comentada do exame com gabarito.
O resultado das questões de matemática, linguagens e códigos e os comentários da redação serão divulgados depois das 19h30.
Um total de 7.173.574 inscritos fazem as provas do Enem. O exame será aplicado em 1.161 municípios espalhados pelo País, em 15 mil salas de aula.
Com Afonso Sepulveda













