Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BHTrans inicia testes do Move, mas adia funcionamento para março

Teste começa com 15 ônibus na Cristiano Machado; passageiros conhecem o sistema no dia 8

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

Nove estações estarão prontas até 8 de março, segundo BHTrans
Nove estações estarão prontas até 8 de março, segundo BHTrans Nove estações estarão prontas até 8 de março, segundo BHTrans
Novo cronograma prevê 136 ônibus rodando mês que vem
Novo cronograma prevê 136 ônibus rodando mês que vem Novo cronograma prevê 136 ônibus rodando mês que vem

A anunciada estreia do BRT Move em Belo Horizonte, neste sábado (15), será considerada pela prefeitura apenas como um teste. Em entrevista no auditório da prefeitura, na tarde desta quarta-feira (12), o presidente da BHTrans, Ramon Victor César, admitiu que o transporte de passageiros só terá início no dia 8 de março.

Até lá, os veículos vão circular vazios pela Cristiano Machado. Apenas 15 ônibus articulados poderão ser vistos no primeiro dia. A prefeitura, no entanto, estimava que pelo menos 30 estariam disponíveis.

Ramon Victor César, nega ter havido atraso na previsão para o transporte de passageiros - a BHTrans apontava sábado como dia da estreia do BRT após três adiamentos.

— Em nenhum momento a BHTrans informou qualquer operação comercial no dia 15 de fevereiro, sempre trabalhamos com essa data (de teste). Não foi divulgado antes porque não é conveniente, para garantir o cronograma, adiantar uma data muito precisa.

Publicidade

Leia mais notícias no R7 MG

Instalação de passarelas do Move interdita Cristiano Machado

Publicidade

Move: população ainda não sabe como sistema de ônibus vai funcionar

Comerciantes sofrem prejuízo com obras do Move em BH

Publicidade

César também negou atraso na entrega dos veículos. Os 400 ônibus que devem integrar o sistema do Move vão chegar à capital "por etapas".

— Temos o cronograma de entrega repassado pelos operadores. A programação de testes é coerente com a entrega.

A empresa informou que a primeira parte do sistema, entre a estação São Gabriel e o centro, terá "operação comercial" iniciada com 136 ônibus disponíveis. A estação, que ainda não possui cobertura, área de manobra e pista concluídas, estará "100% concluída em 30 de abril", com 35 linhas ligando bairros à Estação São Gabriel. O número de linhas troncais (que vão circular no corredor do BRT) não foi informado.

— Neste sábado inciaremos as operações de teste no corredor Cristiano Machado a partir da estação São Gabriel. São testes dos veículos, da infraestrutura, equipamento de tecnologia. Não teremos operação comercial (transporte de passageiros) nessa data.

Pampulha

O início dos testes do Move na Pampulha está previsto para 15 de março, e a previsão é que um mês depois já possua 181 ônibus nas ruas. O Move Venda Nova/Vilarinho, que encontra a linha Pampulha, começará a ser testado no 15 de abril, até atingir 98 coletivos.

Sem determinar data, a prefeitura afirma que o sistema funcionará plenamente em maio - a um mês do início da Copa do Mundo.

Como funciona

Pela primeira vez, a BHTrans explicou como o Transporte Rápido por Ônibus vai funcionar na capital mineira. Serão quatro tipos de ônibus diferentes.

A Linha Alimentadora vai ligar os bairros até as estações do Move - São Gabriel, Pampulha e Venda Nova. A Troncal Paradora vai circular apenas entre as estações, parando em cada uma delas. A Linha Troncal Direta leva os passageiros de Venda Nova até o centro, sem paradas.

Já Diametral será composta por linhas que já existem. Os ônibus vão sair dos bairros, entrar no corredor exclusivo do Move, e continuar em outra região.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.