Logo R7.com
RecordPlus

Bombeiros suspendem buscas por funcionário desaparecido em soterramento

Duas pessoas morreram no acidente em uma barragem da mineradora Herculano, em Itabirito

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Caminhões e escavadeiras foram soterrados
Caminhões e escavadeiras foram soterrados

O Corpo de Bombeiros suspendeu na noite desta quarta-feira (10) as buscas pelo funcionário que continua desaparecido após o rompimento de uma barragem em Itabirito, na região central de Minas Gerais. Duas pessoas morreram no acidente.

De acordo com os militares, os trabalhos serão retomados na manhã desta quinta-feira (11).


As vítimas trabalhavam na manutenção da barragem de rejeitos da Mineradora Herculano quando houve o deslizamento. A mina, da Herculano Mineração, está ativa, mas a barragem já estava desativada. Os operários faziam a manutenção de rotina no trecho.

Leia mais notícias no R7 MG


Cinco operários foram resgatados com vida, sendo que um deles foi encaminhado com uma fratura exposta no braço, em estado grave, para o Hospital de Pronto-Socorro João 23, em Belo Horizonte. Dois mortos foram identificados como Reinaldo da Costa Melo, 68 anos, e Cristiano Fernandes Silva, 32 anos.

De acordo com os bombeiros de Itabirito, o acidente aconteceu por volta de 7h55 em uma área da mineradora. Seis veículos foram soterrados, sendo carros pequenos, escavadeiras e caminhões.


A barragem já tinha chegado a sua capacidade máxima e, por isso, estava desativada. De acordo com a Prefeitura de Ibirité, a documentação da mineradora está em dia e a empresa tem licença ambiental para operar na cidade. Outra barragem que corria o risco de se romper perto dali foi interditada na manhã desta quarta-feira (10).

Interdição


A Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais) interditou as atividades na mineradora após o acidente. Segundo o órgão, a decisão foi tomada "diante do grave e iminente risco para vidas humanas, para o meio ambiente e para os recursos hídricos no local".

Nesta quinta-feira, técnicos do Sisema continuarão com as avaliações necessárias para definição do valor da multa e de possíveis outras penalidades. A empresa pode recorrer da decisão, em um prazo de até dez dias. A Herculano Mineração Ltda possui licença ambiental e, atualmente, está em processo de revalidação de Licença de Operação.

Resposta da empresa

Em nota, a Herculano Mineração Ltda "lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 7:30h, em sua barragem de rejeitos. A empresa informa que ainda estão sendo apuradas as causas do acidente, tanto por seu corpo técnico quanto pelas autoridades locais (Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Defesa Civil e órgãos ambientais)".

A empresa afirma que "está prestando todo suporte às famílias dos envolvidos", bem como "todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de garantir a integridade de seus funcionários e minimizar os prejuízos à comunidade local e ao meio ambiente".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.