Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Soterramento em barragem de mineradora mata trabalhadores em Itabirito (MG)

Bombeiros retiraram dois corpos e procuram um motorista que está desaparecido

Minas Gerais|Thaís Mota e Enzo Menezes, do R7

Caminhão, carregadeira e Fiat Uno foram soterrados; corpo do motorista do carro foi encontrado e de um dos caminhões foram encontrados
Caminhão, carregadeira e Fiat Uno foram soterrados; corpo do motorista do carro foi encontrado e de um dos caminhões foram encontrados Caminhão, carregadeira e Fiat Uno foram soterrados; corpo do motorista do carro foi encontrado e de um dos caminhões foram encontrados

Uma barragem de rejeitos da Mineradora Herculano se rompeu na manhã desta quarta-feira (10) e deixou oito trabalhadores soterrados em Itabirito, na região central de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de dois deles e afirma que outro está desaparecido.

As vítimas trabalhavam na manutenção da barragem quando houve o deslizamento. A mina, da Herculano Mineração, está ativa, mas a barragem já estava desativada. Os operários faziam a manutenção de rotina no trecho.

Leia mais notícias no R7 MG

Cinco operários já foram resgatados com vida, sendo que um deles foi encaminhado com uma fratura exposta no braço, em estado grave, para o Hospital de Pronto-Socorro João 23, em Belo Horizonte. Dois mortos foram identificados como Reinaldo da Costa Melo, 68 anos, e Cristiano Fernandes Silva, 32 anos.

Publicidade

Um dos feridos se chama Geraldo Matozinho Moreira, 44 anos, e foi atendido no hospital.

Segundo a prefeitura, a empresa está com a documentação em dia. Não havia histórico de acidentes de trabalho no local.

Publicidade

De acordo com os bombeiros de Itabirito, o acidente aconteceu por volta de 7h55 em uma área da mineradora. Além dos militares da região, há agentes de Ouro Preto e de Belo Horizonte trabalhando no local e uma equipe de resgate da empresa que está escavando o local para tentar localizar as demais vítimas.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Júlio César, que trabalha nos resgates, o trabalho dos militares é de risco.

Publicidade

— O atedimento é dificil. Estamos fazendo o desembarque aéreo tendo em vista que não é possivel passar por terra devido a grande quantidade de lama.

Ainda conforme o bombeiro, seis veículos foram soterrados, sendo carros pequenos, escavadeiras e caminhões.

A barragem já tinha chegado a sua capacidade máxima e, por isso, estava desativada. De acordo com a Prefeitura de Ibirité, a documentação da mineradora está em dia e a empresa tem licença ambiental para operar na cidade. A reportagem tentou contato com a Mineradora Herculano, mas não obteve sucesso.

Outra barragem que corria o risco de se romper perto dali foi interditada na manhã desta quarta-feira (10).

Resposta da empresa

Em nota, a Herculano Mineração Ltda "lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 7:30h, em sua barragem de rejeitos. A empresa informa que ainda estão sendo apuradas as causas do acidente, tanto por seu corpo técnico quanto pelas autoridades locais (Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Defesa Civil e órgãos ambientais)".

A empresa afirma que "está prestando todo suporte às famílias dos envolvidos", bem como "todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de garantir a integridade de seus funcionários e minimizar os prejuízos à comunidade local e ao meio ambiente".

A Herculano Mineração confirma duas mortes e afirma que um funcionário ainda não foi localizado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.