Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com promessa de protestos, acusados da "Chacina de Unaí" começam a ser julgados

Três dos nove envolvidos no crime sentam no banco dos depois de nove anos e meio

Minas Gerais|Do R7 MG

Norberto Mânica, acusado de ser o mandante do crime, deve ser julgado neste mês
Norberto Mânica, acusado de ser o mandante do crime, deve ser julgado neste mês Norberto Mânica, acusado de ser o mandante do crime, deve ser julgado neste mês

Depois de nove anos e meio de espera, três acusados de envolvimento no caso que ficou conhecido como “Chacina de Unaí” começam a ser julgados hoje em Belo Horizonte. A expectativa é que o dia seja marcado por protestos na sede da Justiça Federal, onde Rogério Alan Rocha Rios, William Gomes de Miranda e Erinaldo de Vasconcelos Silva sentam no banco dos réus a partir das 9h30.

O Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) organiza um ato público em frente ao tribunal. O grupo deve se reunir a partir das 7h, com faixas e cartazes pedindo por justiça. O protesto terá apoio do Sindifisco/MG (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais) e do AAFIT-MG (Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Minas Gerais).

Leia mais notícias no R7 MG

Além da condenação dos réus, as entidades esperam que os mandantes, os irmãos Norberto Mânica e Antério Mânica, sejam julgados ainda este ano. A previsão é que a convocação para o júri popular ocorra no dia 17 de setembro.

Publicidade

Twittaço

Além da mobilização na porta da sede da Justiça Federal, o Sinait programou também uma manifestação nas redes sociais. Com as hashtags #chacinadeunaí e #quesejafeitajustiça, o sindicato promete pressionar as autoridades na internet.

Publicidade

Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a diretora Ana Palmira Arruda Camargo denunciou que os auditores são frequentemente ameaçados no País.

— Não são raras as empresas que colocam um jornal com a notícia sobre a chacina de Unaí na mesa em frente aos fiscais.

Publicidade

A chacina

No dia 28 de janeiro de 2004, os fiscais do trabalho Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares e Nelson José da Silva e o motorista Aílton Pereira de Oliveira foram vítimas de uma emboscada em uma estrada de terra em Unaí, no noroeste de Minas. As vítimas foram mortas a tiros no momento em que faziam uma fiscalização de rotina na zona rural da cidade, localizada a cerca de 500 km da capital mineira.

Norberto Mânica é acusado de ser o mandante da chacina e Francisco Elder Pinheiro, que já faleceu, era apontado como o responsavél por ter contratado os pistoleiros que balearam os fiscais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.