Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Copasa anuncia plano para reduzir pela metade tempo para consertar vazamentos na Grande BH

Companhia lançou programa "CaçaGotas" nesta quinta-feira (5)

Minas Gerais|Do R7

Na última semana, moradores de Contagem flagraram vazamento em tubulação perto de estação da Copasa
Na última semana, moradores de Contagem flagraram vazamento em tubulação perto de estação da Copasa Na última semana, moradores de Contagem flagraram vazamento em tubulação perto de estação da Copasa

Para reduzir pela metade o tempo de conserto de vazamentos da própria rede, a Copasa lançou nesta quinta-feira (5) o programa "CaçaGotas", que dividirá 80 funcionáiros em 40 equipes de plantão para dar conta dos chamados em Belo Horizonte. Atualmente, desperdícios da própria rede da Copasa chegam a 40% - a cada 10 litros de água tratada, quatro se perdem em vazamentos antes de mesmo de chegar às torneiras dos consumidores.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Copasa convoca população a reduzir 30% do consumo de água

Em média, hoje são gastas nove horas desde a identificação do vazamento até o conserto. Segundo o diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, a meta é corrigir os erros em quatro horas.

Publicidade

— O CaçaGotas irá reduzir o tempo de ação para interrupção do vazamento que hoje, na média, é de 9 horas. Houve um reordenamento na orientação das ações de campo pelas equipes operacionais direcionando o foco da ação para resolver o problema no menor tempo possível.

A Copasa detalha alto índice de desperdício da rede: 60% da água se perde por conta de vazamentos na tubulação, 30% se referem a "gatos" e outras ligações clandestinas e 10% a medições incorretas de hidrômetros.

Além dos erros de operação e desvios, um motivo natural ajuda a provocar vazamentos, segundo a Copasa: o alto relevo de Belo Horizonte. É necessária maior pressão nas tubulações para fazer a água tratada chegar aos bairros mais altos, o que facilita os rompimentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.