Copasa divulga dados sobre situação de reservatórios da Grande BH
Na última quinta-feira (22), a Companhia alertou sobre a necessidade de economizar água
Minas Gerais|Do R7
Após anunciar que há risco de desabastecimento na Grande BH, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) passou a publicar em seu site informações sobre o nível dos reservatórios do Sistema Rio Manso, que abastece a região metropolitana da capital mineira.
Segundo dados atualizados nesta segunda-feira (26), o volume total das três represas que formam o sistema estão em 30,03% da capacidade total, sendo que o reservatório de Rio Manso está com 44,75%, Vargem das Flores com 22,72% e Serra Azul com apenas 5,80%.
Já a vazão do rio das Velhas, que também abastece a Grande BH, apresentou um crescimento após as chuvas registradas no fim de semana e está em 29,28m³/s. Na última quinta-feira, a vazão estava em 8,87%, enquanto a média para o mês de janeiro de 80m³/s.
Na última quinta-feira, a nova diretoria da Copasa fez um diagnóstico sobre o abastecimento no Estado e pediu que a população economize até 30% do consumo atual de água. Além disso, a empresa anunciou a possibilidade de multas e sobretaxas e também de racionamento de energia.