Desempregado transforma lote vago em espaço para biblioteca, horta e lago
O homem trabalhou um ano para criar a Praça da Comunidade, em Sete Lagoas
Minas Gerais|Do R7 MG, com Record Minas
O desempregado Randolfo Fontes é o responsável pela transformação de um terreno baldio em uma praça comunitária em Sete Lagoas, na região central de Minas.
O terreno é do município e, segundo os moradores, era utilizado para acumular entulho e sujeira. Em um ano de trabalho, Fontes transformou o local em um espaço familiar de lazer e convivência.
A praça conta com uma horta comunitária, com couve, alface, cebolinha, almeirão e cenoura, disponíveis para todas as pessoas da comunidade. O desempregado também se orgulha das 68 mudas que foram plantadas no local.
O espaço hoje é multiuso e Randolfo orienta que as pessoas sintam-se livres para "relaxar, pescar, desestressar, namorar, estudar, ler um livro".
Segundo o homem, a praça fica sempre cheia, principalmente nos finais de semana.
— Aos domingos, começa pela manhã. As famílias chegando, as crianças trazendo brinquedos, bicicletas. Aí vira um ambiente familiar, né, o pessoal traz churrasqueira, cadeira, o que quiser.
No local também foi construída uma biblioteca comunitária, que possui gibis, revistas para colorir, clássicos da literatura, livros de auto-ajuda e assim por diante.
Um monte de lixo se transformou em um lago, que agora possui traíras, pacus e tilápias, disponíveis para a pesca dos frequentadores da praça. Devido à falta de recursos, Fontes também utilizou materiais encontrados no lixo para construir brinquedos e outras atrações da praça.
A comunidade também se reúne no local para almoço, normalmente feitos na cozinha comunitária, que possui até fogão à lenha.
— Nós aqui viramos uma grande família.