Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guardas municipais estarão armados nas ruas a partir de 18 de fevereiro

Primeira turma de 90 agentes começou o treinamento com armas de fogo nesta semana

Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

Além de teste prático, agentes vão passar por avaliação psicológica
Além de teste prático, agentes vão passar por avaliação psicológica Além de teste prático, agentes vão passar por avaliação psicológica

Começou na segunda-feira (18) o treinamento para porte de armas da Guarda Municipal de Belo Horizonte. A previsão é que dos primeiros 90 agentes armados estarão nas ruas em 30 dias, a partir de 18 de fevereiro.

Além da prática, os guardas vão passar por seis testes psicológicos para ter o porte. Na primeira turma de 90 alunos, apenas um foi reprovado para começar o treinamento.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Uma empresa de segurança ganhou a licitação para treinar os guardas. Em dois anos, todos os mais de 2.100 agentes vão ter passado pelo curso. A prefeitura vai investir R$ 7,3 milhões na capacitação.

Desde que a Guarda Municipal foi criada, em 2003, é esperado o porte de arma para os agentes. Em 2005, a prefeitura comprou pistolas 380 e revólveres calibre 38, mas houve um impasse e as armas avaliadas em R$ 500 mil estão paradas desde então.

Publicidade

A empresa que ganhou a licitação segue regras da Secretaria Nacional de Segurança Pública e é fiscalizada pela Polícia Federal. O curso dura 30 dias e o guarda vai poder portar a arma também fora do trabalho.

Os agentes armados vão ser distribuídos em pontos estratégicos. Por enquanto, isso não inclui as escolas da capital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.