Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Igam determina redução da captação de água nos reservatórios da Grande BH

Captação para abastecimento público será reduzida em 20%

Minas Gerais|Do R7

Reservatório de Serra Azul foi um dos mais prejudicados em decorrência da crise hídrica que atinge o Estado
Reservatório de Serra Azul foi um dos mais prejudicados em decorrência da crise hídrica que atinge o Estado Reservatório de Serra Azul foi um dos mais prejudicados em decorrência da crise hídrica que atinge o Estado

O Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Água) publicou nesta quinta-feira (9) três portarias declarando situação de escassez hídrica na região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a área onde estão localizados os reservatórios do Sistema Paraopeba (Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul).

Com estes documentos, o órgão estabeleceu uma meta de redução do volume de água captado nas outorgas concedidas pelo órgão ambiental nos seguintes percentuais: 20% do volume diário outorgado para finalidade de consumo humano, dessedentação animal ou abastecimento público; 25% para a finalidade de irrigação; 30% para o consumo industrial e agroindustrial; e redução de 50% do volume outorgado para as demais finalidades.

Leia mais notícias no R7 MG

Copasa convoca população a reduzir 30% do consumo de água

Publicidade

Governo consegue documento que permite racionamento e sobretaxa na conta de água

A restrição de uso para captações de água deve vigorar pelo prazo de trinta dias corridos a contar da data de publicação das portarias e a declaração de situação de escassez hídrica será válida até o final do período seco de 2015.

Publicidade

Ainda conforme o Igam, há 70% de chances de que os reservatórios do Sistema Paraopeba não tenham capacidade para atender a demanda de consumo de água na Grande BH até o próximo período chuvoso.

Situação dos reservatórios

Publicidade

Segundo a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), os reservatórios de Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul estão com 39,3% de sua capacidade nesta quinta-feira (9). Em janeiro, o volume total do sistema Paraopeba chegou a ¨30%.

Em nota, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou que a redução dos volumes captados já está em prática, atendendo à medida proposta pelo Igam. No entanto, a empresa afirma que o abastecimento nestas regiões não sofrerá alterações.

Além disso, o comunicado ressalta ainda que "medidas como racionamento ou rodízio só serão tomadas em caso de extrema necessidade e terão como critério o menor impacto possível para a população".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.