Juízes federais mineiros defendem Sérgio Moro e a operação Lava Jato
Ato reuniu magistrados e servidores nesta tarde na avenida Álvares Cabral, em BH
Minas Gerais|Do R7
Seguindo movimento que ocorre em todo o Brasil, juízes federais de Minas fizeram um ato a favor da "independência judicial" do juiz Sérgio Moro e de outros juízes federais que atuam na operação Lava Jato.
O encontro foi realizado na porta da Justiça Federal em Belo Horizonte, na avenida Álvares Cabral, na região centro-sul, na tarde desta quinta-feira (17). Segundo o presidente da Ajufemg (Associação dos Juízes Federais de Minas), o juiz Ricardo Machado Rabelo, além dos magistrados, servidores e várias pessoas que passavam pela via acompanharam o ato.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Manifestantes se vestem de preto em BH contra Dilma e Lula
Eles leram um texto chamado "Pela Independência Judicial". O documento aponta que "o judiciário está em constante aperfeiçoamento" e "jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais".
O texto não menciona a presidente Dilma Rousseff, que criticou ações do juiz Sérgio Moro que permitiram a divulgação de grampos de conversas telefônicas entre ela e o ex-presidente Lula. A presidente afirmou que as gravações tentam "convulsionar a sociedade brasileira em cima de inverdades" e que "golpes começam assim".
Os juízes, no entanto, reafirmam que "estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato".