Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos fazem o maior transplante de Minas Gerais

Pacientes mineiros e de São Paulo receberam nove órgãos de Diego Riviera, de 26 anos

Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

Procedimento empenhou 20 profissionais
Procedimento empenhou 20 profissionais Procedimento empenhou 20 profissionais

Um jovem de 26 anos ajudou médicos a fazerem história nesta terça-feira (8) em Minas Gerais. Nove órgãos de Diego Riviera foram transplantados, na maior operação realizada no Estado.

Depois de confirmada a morte cerebral do rapaz começou uma corrida contra o tempo. Equipes médicas do Instituto do Coração e do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, chegaram a Varginha, no sul de Minas, de jatinho.

Leia mais notícias no R7 MG

Minutos depois, uma equipe de Belo Horizonte se juntou ao corpo clínico. Pelo menos 20 profissionais, entre médicos e enfermeiros, foram mobilizados para o procedimento.

Publicidade

Em casos como esse, de doação total de órgãos, até nove receptores podem ser beneficiados. A agilidade com que o transplante ocorre é fundamental para o sucesso dos procedimentos: o coração é o órgão mais delicado porque os médicos precisam fazer o transplante em apenas quatro horas.

Para Armando Martins, especialista em transplantes, a decisão da família em fazer a doação total deve servir de exemplo.

Publicidade

— No sofrimento, que talvez é um dos maiores que o ser humano possa suportar, ele consegue enxergar que existem pessoas com uma dor tão grande ou parecida com a dele.

O coração e os pulmões de Riviera serão transplantados em pacientes internados em São Paulo. Um paciente de Belo Horizonte recebeu o fígado do jovem. Os rins e córneas foram encaminhados para hospitais do sul do Estado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.