Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metroviários de BH se reúnem para decidir novos rumos do movimento

Funcionando com uma escala mínima de 60%, desde o último dia 25, categoria pode radicalizar e fazer paralisação total

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

Metrô pode parar por completo, caso categoria resolva radicalizar movimento
Metrô pode parar por completo, caso categoria resolva radicalizar movimento Metrô pode parar por completo, caso categoria resolva radicalizar movimento

Com o metrô de Belo Horizonte funcionando com apenas 60% de sua capacidade, metroviários se reúnem nesta terça-feira (6) para decidir se mantêm essa escala ou radicalizam o movimento, com a paralisação completa do serviço.

No último dia 24, o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou as condições para a desestatização da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). No dia seguinte, a categoria decidiu pelo movimento, como forma de pressionar o governo federal para interromper o processo, que pode resultar em demissões. Desde então, passageiros precisam de paciência para esperar pelos trens.

Outro sinal de que a situação possa complicar ainda mais para os usuários do sistema é a publicação do edital de leilão da CTBU, prevista para o dia 23 deste mês, segundo o Ministério da Economia. Em Nota, o Sindimetro ( Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) informa que se esse processo acontecer a categoria irá aderir pela greve total.

Ao todo, a estimativa do sindicato é a de que quase 1,6 mil trabalhadores possam perder os empregos com o processo, após uma estabilidade de 12 meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.