Minas registra temperaturas 5ºC acima da média em janeiro
Devido ao calor e falta de chuvas, umidade do ar também está baixa no Estado
Minas Gerais|Thaís Mota, do R7
Com os termômetros em torno dos 30ºC em quase, Minas Gerais está registrando temperaturas 5ºC acima da média climatológica para o mês de janeiro em quase todas as regiões. Segundo o meteorologista da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Geraldo Paixão, em Belo Horizonte, por exemplo, a média para o mês de janeiro é de 28ºC. No entanto, a capital mineira tem registrado temperaturas de até 33ºC nos últimos dias.
— Isso ocorre devido a uma massa de ar quente e seco que está estacionada sobre o Estado e impede que se forme nuvens e também que chova.
Ainda segundo ele, não há registro de chuva significativa em Minas desde o dia 21 de dezembro e a expectativa é de que o volume de precipitação no Estado feche janeiro em torno de 30% do previsto para todo o mês, considerado um dos mais chuvosos.
Além disso, a umidade relativa do ar em boa parte do Estado está em torno de 20%, nível classificado como estado de atenção pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O índice deve ficar ainda mais baixos nos próximos dias.
— Nos próximos dez dias, a previsão é de muito sol e calor e a temperatura máxima pode chegar a 36ºC ou 37ºC nas regiões norte de Minas e no Triângulo Mineiro.
Esta situação de sol forte, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, segundo o meteorologista, vem acompanhada de um alerta: deve-se evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, especialmente a prática de atividades físicas ao ar livre.