Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Minas se prepara para enfrentar possíveis estragos do período chuvoso

Governo lançou nesta terça-feira (1º) o PEP (Plano de Emergência Pluviométrica)

Minas Gerais|Do R7

O Governo de Minas Gerais lançou nesta terça-feira (1º) o PEP (Plano de Emergência Pluviométrica) para o período chuvoso 2013/2014, que vai de outubro a abril do ano que vem. A previsão é que chova mais em comparação com o período anterior no Estado.

O plano visa garantir a união dos esforços e delinear as ações de preparação e resposta para a redução dos possíveis danos e o apoio aos municípios que forem afetados pela chuva.

Leia mais notícias no R7 MG

Para esse período, a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) contará com duas máquinas potabilizadoras capazes de transformar 3.000 litros/hora de água imprópria para o consumo em água potável. As máquinas estão instaladas em uma carretinha, e são puxadas por caminhões ou caminhonetes, chegando a qualquer local em situação de risco.

Publicidade

Para aumentar a rapidez no apoio humanitário às possíveis vítimas do período chuvoso, a Cedec construiu nove novos depósitos avançados nas cidades de Pouso Alegre, Lavras, Barbacena, Juiz de Fora, Ubá, Manhuaçu, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Diamantina, além dos depósitos centrais já existentes em Belo Horizonte e Montes Claros.

Período 2012/2013

Durante o período chuvoso 2012/2013, a chuva causou danos que chegam a R$ 261 milhões. O número de mortes subiu de 20 para 24 em relação ao ano anterior, enquanto o de feridos reduziu de 346 para 13, registrados em cada período. Também houve uma redução significativa no número de desabrigados. Foram 9.594 (em 2011/12) e 498 (em 2012/2013).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.