Ministério Público inicia investigação sobre rompimento de barragem em Itabirito
Promotor de Defesa do Meio Ambiente acompanha buscas por operário desaparecido no acidente
Minas Gerais|Do R7

O Ministério Público de Minas Gerais realizará uma investigação paralela sobre o rompimento de uma barragem na última quarta-feira (10) em Itabirito, na região central de Minas Gerais. O acidente matou dois trabalhadores soterrados e outro ainda permanece desaparecido.
De acordo com a assessoria do MP, as investigações tiveram início na quarta-feira e estão sendo coordenadas pelo promotor e coordenador das regionais das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente Carlos Eduardo Figueira Pinto, que está em Itabirito.
Além do órgão, a Polícia Civil também já instaurou um inquérito para apurar as causas do rompimento da barragem e o caso está sob responsabilidade da delegada de Itabirito, Mellina Isabel Silva Clemente.
O deslizamento aconteceu na manhã de quarta-feira, quando funcionários da Herculano Mineradora faziam uma manutenção de rotina na barragem desativada. Ao todo, oito trabalhadores foram soterrados, sendo que cinco foram socorridos com vida e encaminhados a hospitais do Estado.
Até o momento, o operador de máquinas Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, não foi localizado. Entretanto, militares do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto e Belo Horizonte continuam realizando buscas no local com o apoio de uma aeronave. O auxílio de cães farejadores foi suspenso em razão da instabilidade do solo e risco de novos deslizamentos na região.
Interdição
A Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais) suspendeu as atividades na mineradora após o acidente. Segundo o órgão, a decisão foi tomada "diante do grave e iminente risco para vidas humanas, para o meio ambiente e para os recursos hídricos no local".
Nesta quinta-feira, técnicos do Sisema continuarão com as avaliações necessárias para definição do valor da multa e de possíveis outras penalidades. A empresa pode recorrer da decisão, em um prazo de até dez dias. A Herculano Mineração Ltda possui licença ambiental e, atualmente, está em processo de revalidação de Licença de Operação.
Além disso, a empresa foi interditada pelo DNMP (Departamento Nacional de Produção Mineral) por tempo indeterminado. Ainda conforme o órgão, vistorias estão sendo realizadas no local do acidente.
Resposta da empresa
Em nota, a Herculano Mineração Ltda "lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 7:30h, em sua barragem de rejeitos. A empresa informa que ainda estão sendo apuradas as causas do acidente, tanto por seu corpo técnico quanto pelas autoridades locais (Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Defesa Civil e órgãos ambientais)".
A empresa afirma que "está prestando todo suporte às famílias dos envolvidos", bem como "todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de garantir a integridade de seus funcionários e minimizar os prejuízos à comunidade local e ao meio ambiente".














