Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Motoristas e cobradores de BH fazem paralisação na manhã desta segunda-feira

Trabalhadores protestam contra projeto de lei que acabaria com a presença de cobradores

Minas Gerais|Do R7

Estação Barreiro amanheceu vazia em Belo Horizonte
Estação Barreiro amanheceu vazia em Belo Horizonte Estação Barreiro amanheceu vazia em Belo Horizonte
Ato deve acontecer até o meio-dia e categoria exige negociação
Ato deve acontecer até o meio-dia e categoria exige negociação Ato deve acontecer até o meio-dia e categoria exige negociação

A segunda-feira (25) pós-feriado não será fácil para os trabalhadores em Belo Horizonte. Uma paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus da capital mineira promete complicar o dia daqueles que dependem do transporte público coletivo. As atividades foram suspensas à meia-noite e o ato deve durar até meio-dia. O objetivo é protestar contra o projeto de lei 1881/16, aprovado em segundo turno pela Câmara Municipal, que acaba com a obrigatoriedade da presença do cobrador nos veículos da cidade. 

De acordo com o STTR-BH (Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte e região), a lei, que é de autoria do vereador Autair Gomes (PSC), prevê a operacionalização da bilhetagem eletrônica nos coletivos. A proposta passou por votação pela Casa nos últimos dias 18 e 19 de abril. A expectativa da categoria agora é de conseguir o veto do prefeito Marcio Lacerda (PSB).

Até o momento, segundo a BHTrans, as estações Venda Nova e Vilarinho funcionam parcialmente. Já as estações Barreiro e Diamante estão paradas. Pampulha e São Gabriel operam normalmente.

Leia mais notícias sobre Minas Gerais no Portal R7

Publicidade

O STTR-BH informou que já protocolou ofícios na prefeitura, Ministério Público do Trabalho e BHTrans, com o intuito de cobrar mais debate sobre o assunto. 

Operação

Publicidade

Por causa do protesto, a BHTrans organizou uma operação especial de trânsito para "minimizar os impactos dessa possível paralisação para os passageiros de ônibus da capital". De acordo com a instituição, foi solicitado o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança dos trabalhadores que não aderirem ao manifesto. Além disso, uma reunião deverá ser marcada com os representantes da categoria para discutir a situação. 

Agentes da empresa permanecerão nas estações de integração, mesmo naquelas que estiverem operando normalmente. Além disso, a BHTrans solicitou à CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) a ampliação do número de viagens do metrô para atender ao aumento de demanda de usuários. 

Para remoção dos veículos eventualmente parados, que poderão obstruir o trânsito nas vias, a BHTrans posicionará os veículos reboques em diferentes pontos da cidade e nas estações de ônibus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.