Neonazista presta depoimento sobre agressão a morador de rua em BH
Antonio Baudson Peret, de 25 anos, ainda é acusado de fazer apologia ao nazismo
Minas Gerais|Do R7, com Record Minas
Antonio Donato Baudson Peret, de 25 anos, acusado de participar de organizações neonazistas, foi ouvido nesta segunda-feira (25) pela Justiça Federal. Ele foi o responsável por postar uma foto no Facebook agredindo um catador de materiais recicláveis.
Donato deixou o prédio sem falar com a imprensa. Acompanhado de uma amiga, ele ficou em silêncio e se recusou a responder as perguntas feitas pelos jornalistas.
Segundo o MPF (Ministério Público Federal), o jovem é acusado de agredir um morador de rua com uma corrente na Savassi, região centro-sul da capital, e fazer apologia ao nazismo. Donato responde pelos crimes em liberdade. Na prisão, ele chegou a ser agredido por outros detentos.
João Matheus Vetter de Moura, de 20 anos, amigo de Donato, é acusado de fazer apologia ao nazismo e saiu do prédio irritado com a imprensa. Marcos Vinícius Garcia, que responde pelos mesmos crimes, também prestou depoimento hoje.
A Justiça Federal deve marcar uma nova audiência, mas a data não foi divulgada. O processo corre em segredo de justiça.
Entenda
O caso veio à tona quando a foto polêmica de Peret foi divulgada na internet e provocou revolta. Na imagem, ele aparece agredindo um catador de papel, utilizando uma corrente para "enforcar" o homem. Na época, ele ainda colocou a legenda "Quer fumar "crackinho", quer? Em meio a praça pública cheia de criança?", dando a entender que a vítima era usuária de drogas. Como a foto ganhou repercussão, o jovem fugiu, mas acabou sendo preso em Americana (SP).
Já os outros dois suspeitos foram detidos por equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e da 1ª Delegacia de Polícia Sul. A casa dos detidos foi vasculhada, com autorização judicial por meio de três mandados de busca e apreensão.