Perito aponta afundamento de pilar em viaduto que desabou em BH
Peritos trabalham na identificação das causas da tragédia na avenida Pedro 1º
Minas Gerais|Thaís Mota, do R7
Um pilar do viaduto em construção sobre a avenida Pedro 1º teria afundado provocando a queda de toda a estrutura sobre quatro veículos e a morte de duas pessoas no bairro São João Batista, região da Pampulha, em Belo Horizonte. As informações são do perito do Ibape-MG (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais), Frederico Correia Lima Coelho.
Segundo o especialista, ainda não é possível saber o que teria provocado o afundamento deste pilar, mas a perícia da Polícia Civil já investiga as causas do acidente. Há possibilidade de falhas na construção, no projeto ou até mesmo uma movimentação no solo.
Frederico Coelho afirmou ainda que o viaduto que fica ao lado do que caiu está sendo monitorado e até o momento não apresentou nenhum movimento. Além disso, o conjunto habitacional que fica bem próximo ao local da tragédia também já foi vistoriado pela Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil).
— Não foi constatado nenhum problema em decorrência da queda do viaduto. Mas, as estruturas e construções próximas estão sendo monitorados.
Ainda segundo ele, uma análise preliminar das causas do acidente está sendo feita e, após esse processo, os profissionais que atuam no local devem se reunir para avaliar os projetos e sondagens realizados para a construção do viaduto.
Já o trabalho de remoção dos escombros só terá início após a conclusão dos trabalhos da perícia.Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Frederico Pascoal, os procedimentos para o corte da estrutura serão feitos pela Construtora Cowan S/A, responsável pela obra, e acompanhado pelos militares e por agentes da Defesa Civil. Ele informou ainda que todo maquinário necessário para os trabalhos de demolição e remoção da estrutura já estão disponíveis no local do acidente.