Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Políticos são investigados por compra de votos em Três Corações (MG)

Crime teria acontecido nas eleições municipais de 2012

Minas Gerais|Do R7

Uma operação da PF (Polícia Federal) investiga um ex-prefeito, um ex-vice-prefeito e vereadores de Três Corações, na região sul de Minas Gerais. Eles são suspeitos de envolvimento em compra de votos no primeiro turno das eleições municipais de 2012. Entretanto, o órgão não divulgou o nome dos envolvidos no crime.

Ainda conforme a PF, a “Operação 299” foi desencadeada na manhã desta terça-feira (14) e os policiais realizam oitivas de 15 pessoas, entre eleitores e servidores públicos, que supostamente teriam vendido seu voto em torca de bens de valor econômico.

Além disso, os agentes investigam a origem desses bens porque há suspeita de que eles tenham sido financiados pelos cofres públicos do município, mediante simulação de serviços e emissão de notas fiscais frias.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Uma empresa com sede em Belo Horizonte financiaria a campanha eleitoral e outra, de Três Corações, seria responsável pelo fornecimento dos bens utilizados na compra de votos. Nesta última, os policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão.

O nome da operação se refere ao artigo do Código Eleitoral que criminaliza a corrupção eleitoral e é um desdobramento da “Operação Metástase 57”, realizada em dezembro de 2013. Na ocasião, a PF colheu elementos indicativos do uso da máquina pública para fins eleitoreiros.

Uma operação realizada pela Polícia Federal prendeu quatro por desvio de verba pública em julho deste ano em Januária, no norte de Minas Gerais. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.