Logo R7.com
RecordPlus

Prefeitura de BH autoriza criação de categoria de táxi "premium"

Decreto define ainda licitação de 600 novas permissões para pessoas jurídicas na capital 

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Nova categoria terá tarifa diferenciada, conforme o decreto
Nova categoria terá tarifa diferenciada, conforme o decreto

A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a criação da categoria de táxi premium. O decreto assinado pelo prefeito Marcio Lacerda foi publicado nesta quinta-feira (10), no Dom (Diário Oficial do Município). Conforme a determinação, serão 750 permissões para licitação e o serviço terá tarifa diferenciada. 

Além disso, a BHTrans deverá ainda instaurar procedimento licitatório para conceder mais 600 concessões para transporte por táxi na capital mineira, na categoria convencional, exclusivamente a pessoas jurídicas. No total, a frota da cidade vai alcançar 7.500 veículos. A distribuição será realizada desta forma: 6.840 permissões para categorias convencional e premium para pessoas físicas, 600 destinadas exclusivamente à pessoas jurídicas e outras 60 para a categoria acessível. 


Em outubro, a proposta já havia sido apresentada pelo presidente da BHTrans, Ramon Victor César, como uma forma de regulamentar a circulação de motoristas do aplicativo de caronas pagas Uber. Na época, César explicou que os condutores teriam que passar pelo processo licitatório para integrarem a categoria premium. 

— Eles têm a possibilidade de se organizarem como empresas em uma posição empreendedora, disputar essas licitações e vir a operar como uma empresa de táxi em Belo Horizonte.


Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play


#FicaUber

O aplicativo Uber lançou uma campanha entre usuários do serviço em Belo Horizonte para pressionar a Câmara Municipal a não proibir seu funcionamento. Nesta quarta-feira (9), clientes do aplicativo receberam um email com informações para se mobilizar contra a proposta. Os usuários são incentivados a usar a hashtag #ficauber e a mostrar para "os vereadores que você quer ter seu direito de escolha preservado". A empresa chamada de "visão atrasada" a iniciativa dos vereadores de BH e lembra que outras cidades, como Brasília e Porto Alegre, discutem a regulamentação inspiradas no modelo que já está vigor em lugares como São Francisco, Washington, Chicago (EUA) e Cidade do México.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.