Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Principal nascente do rio São Francisco volta a ter água após quase secar

Expectativa é que a situação seja totalmente revertida até o próximo ano

Minas Gerais|Thaís Mota, do R7

Nascente voltou a ter água após chuvas registradas em novembro
Nascente voltou a ter água após chuvas registradas em novembro Nascente voltou a ter água após chuvas registradas em novembro

A principal nascente do rio São Francisco, em São Roque de Minas, na região centro-oeste do Estado, voltou a ter água em abundância. A constatação foi feita na última semana por técnicos do ICMBio (Instituto Chico Mendes), órgão que administra o Parque Nacional Serra da Canastra, onde está localizada a nascente. 

Segundo o chefe do Parque, Luiz Arthur Castanheiras, a água voltou a correr graças ao volume expressivo de chuva registrado na região no último mês. Ainda segundo ele, foram registrados 428,2 mm entre 1º de novembro e 1º de dezembro na área entorno da nascente.

— Até o início de novembro, nós tivemos apenas chuvas esparsas que não foram suficientes para umedecer o solo e provocar a saturação necessária para que a água voltasse a correr. Mas, agora em novembro tivemos chuva quase todos os dias. 

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Conforme Castanheiras, a situação de seca da nascente, registrada em setembro deste ano, aconteceu devido ao período chuvoso atípico registrado no Estado e também em boa parte do País. Com isso, a principal nascente do rio ficou seca por quase três meses

Entretanto, a expectativa do chefe do Parque da Canastra é de que a situação seja totalmente revertida até o próximo ano, já que a climatologia está prevendo chuvas dentro da média também para este mês de dezembro. 

Publicidade

— Se tivermos chuvas normais durante este período chuvoso, em 2015 teremos água o ano todo. Até mesmo, no período de estiagem, como sempre aconteceu no São Francisco.

A Bacia do Rio São Francisco passa por sete unidades da federação – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 504 municípios (cerca de 9% do total de municípios do País)

Publicidade

Ela é considerada uma das mais importantes pelo volume de água transportado para a região semiárida do País. São 639.219 km de área de drenagem e vazão média de 2.850 m³/s, responsável por 2% do total do Brasil.

Relembre o caso

Em setembro deste ano, funcionários do Parque Nacional Serra da Canastra alertaram para a seca da principal nascente do São Francisco. Na ocasião, a situação preocupou o CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco) em função do risco de desabastecimento na região. 

A represa de Três Marias, localizada no norte de Minas, foi afetada pela redução da vazão e precisou também reduzir a liberação de água para os municípios localizados abaixo do reservatório e a geração de energia. A unidade chegou a ficar com apenas 2,57% de sua capacidade total, pior nível de água já registrado na represa.

Seca prolongada em Minas baixou o nível de várias lagoas região metropolitana de Belo Horizonte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.