Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa Mais Médicos vai levar apenas 64 profissionais para 37 cidades em Minas

Somente 6% da demanda do País será atendida na primeira etapa de inscrições

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7 MG

Ministro destacou "fraudes" promovidas por entidades médicas
Ministro destacou "fraudes" promovidas por entidades médicas Ministro destacou "fraudes" promovidas por entidades médicas

Apenas 64 médicos foram habilitados pelo Governo Federal para integrar o Programa Mais Médicos em Minas Gerais. O baixo número de inscrições confirma o déficit de profissionais no Estado: das 495 prefeituras mineiras que aderiram ao projeto, apenas 37 vão ser atendidas.

Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (6). Ele confirmou a inclusão de apenas 938 médicos nesta primeira fase do projeto em todo o País. O esperado pelo governo era de 15.460 pessoas.

Leia mais notícias no R7 Minas

Belo Horizonte é a cidade mineira que vai receber o maior número de médicos: 9. Segundo a prefeitura, cerca de 120 seriam necessários para atender à demanda de bairros periféricos. Caratinga e Ubá terão cinco profissionais oriundos do programa, enquanto Passos receberá quatro.

Publicidade

Ainda em agosto, o Governo Federal deve abrir nova rodada de inscrições para aumentar a adesão ao Mais Médicos. Em seguida, estrangeiros e brasileiros formados no exterior poderão aderir para atender à demanda de atendimento em áreas com menor quantidade de médicos. Segundo o ministro, parcerias não estão descartadas.

— Tendo o quadro da distribuição, onde se concentra a carência, fica mais factível para o Ministério da Saúde buscar parcerias com países e universidades.

Publicidade

Segundo o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, José Fortunati, houve “fraude” nas inscrições por 14 mil médicos.

— O que imperou foi o sentido corporativista das entidades.

Publicidade

No site do Ministério da Saúde é possível acessar à lista completa.

* Com informações da Agência Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.