Seleção para Mais Médicos distribui 1.753 profissionais para 626 municípios
Médicos selecionados têm até sábado para validar a participação no programa
Saúde|Do R7
A primeira seleção do Mais Médicos distribuiu 1.753 profissionais para 626 municípios do País, divulgou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1°).
Os médicos nesta fase têm até o próximo sábado (3) às 16h para validar a participação no programa e assinar termo de compromisso, confirmando o interesse no município indicado.
Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa, sendo que 51,3% estão em municípios com maior vulnerabilidade no interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.
Dos 1.753 profissionais selecionados, 74% foram direcionados para sua primeira opção entre os seis municípios que poderia escolher por ordem de prioridade. Outros 232 ficaram com a segunda opção e os demais entre a terceira e quinta.
A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada na segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.
Críticas
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, rebateu, as críticas feitas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), acusando o programa Mais Médicos de beneficiar profissionais estrangeiros.
Padilha declarou que a crítica do conselho “não tem consistência” e que todos os médicos brasileiros que quiserem de fato trabalhar no interior vão ter prioridade. Em princípio, o prazo de inscrições na primeira rodada do Programa Mais Médicos, na será reaberto.
— É uma crítica absolutamente inconsistente e vazia. [...] O Ministério da Saúde, para valorizar o médico brasileiro que de fato quer atender a população das periferias das grandes cidades e dos municípios do interior, deu mais um prazo para que, se esses médicos realmente tivessem interesse em participar do programa, pudessem, até o dia 28 a meia-noite, corrigir isso.
Inscrições Mais Médicos
O balanço final do programa Mais Médicos contabilizou 3.891 médicos com diploma brasileiro inscritos que finalizaram o cadastro para participar da iniciativa. O total corresponde a 21% dos 18.450 médicos que se inscreveram inicialmente no programa.
Os médicos com diploma estrangeiro que entregaram a documentação são 766, mas o número ainda deve aumentar, já que eles têm até 8 de agosto para concluir o processo. O total de médicos com diploma estrangeiro inscritos foi 1.920.