Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sindicato dos metroviários decide manter paralisação em Belo Horizonte

Na manhã desta quinta, o metrô amanheceu totalmente fechado, mesmo com  determinação para que funcione em escala mínima

Minas Gerais|Arnon Gonçalves*, do R7

Próxima reunião para definir rumos da greve será
no sábado (18)
Próxima reunião para definir rumos da greve será no sábado (18) Próxima reunião para definir rumos da greve será no sábado (18)

A greve total do metrô de Belo Horizonte será mantida nos próximos dias. A informação foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira (16) após uma assembleia, realizada às 10h, entre o Sindicato dos Metroviários e a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Uma nova assembleia acontecerá no próximo sábado (18) e definirá os novos rumos da paralisação.

Na manhã desta quinta-feira, o metrô da capital mineira amanheceu totalmente fechado, mesmo com determinação da Justiça para que funcione em escala mínima. O TRT-MG (Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais) determinou a circulação de ao menos 70% do sistema de metrô da cidade.

Em caso de descumprimento da escala mínima, a multa diária é de R$ 100 mil. Durante os dias de Carnaval, de 17 a 22 de fevereiro, a penalidade diária será de R$ 150 mil. Apesar da decisão, o Sindicato informou na própria quarta que a greve total estava mantida.

Em nota, divulgada à imprensa, a CBTU confirmou a continuidade da greve. “ Os empregados definiram por continuar com o movimento paredista de forma integral, ou seja, mais uma vez, o Sindimetro descumpre uma Decisão Judicial”, disse.

Publicidade

Além disso, a CBTU informou que vai entrar na justiça, ainda hoje, com um pedido de aumento da multa estipulada pelo Desembargador. “A Companhia entende que esta greve política é irresponsável, prejudica a população e a mobilidade urbana de Belo Horizonte e região. Cerca de 100 mil usuários por dia útil são prejudicados, além dos foliões do Carnaval, evento que movimenta o comércio e o turismo e que possui o metrô como único meio de transporte no hipercentro da cidade”, apontou em nota.

A CBTU também informou que foi agendada uma reunião online nesta quinta-feira (16), às 14h entre ela, o Ministério Público do Trabalho e o Sindimetro, com o intuito de o sindicato apresentar as pautas da categoria.

*Estagiário sob supervisão de Maria Luiza Reis 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.