Temperatura em BH pode bater recorde e ultrapassar 35ºC nesta terça-feira
Segundo meteorologistas, umidade relativa do ar está em torno de 24%
Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7
Os termômetros em Belo Horizonte podem bater recordes nesta terça-feira (14). De acordo com o Instituto de Meteorologia Tempo Cllima PUC-Minas, a temperatura na capital mineira pode ultrapassar os 35º C, registrando o índice mais elevado do ano.
O forte calor que a cidade vem registrando nos últimos dias, bem como toda a região sudeste do País, é causado por uma massa de ar seco, segundo o meteorologista Dayan de Carvalho. Ele explica que o sistema está ainda mais intenso do que na última segunda-feira (13).
—É uma massa de ar continental de característica seca, ela traz como consequência inibição de frentes frias que se desenvolvem no sul do País e produz baixos índices de umidade.
Leia mais notícias no R7 Minas
Umidade relativa do ar pode chegar a 10% em Belo Horizonte
Ainda conforme Dayan, a situação do ar é ainda mais crítica: Belo Horizonte já se encontra em estado de atenção e a umidade relativa do ar pode alcançar 24% ainda hoje. Por enquanto, a previsão é que a situação se mantenha a mesma até o próximo dia 20 de outubro.
— No dia 20 já há um sinal de condição favorável para frente fria, mas não dá para se animar muito porque serão chuvas bem localizadas, que não farão uma diferença significativa.
Com o calor, as vendas de água e ventiladores dispararam na cidade: