Treinamento para porte de armas reprova 12 guardas de BH em teste psicológico
Lista foi divulgada nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial do Município
Minas Gerais|Do R7

Foi divulgada nesta sexta-feira (11) a lista dos guardas municipais reprovados para portar armas em Belo Horizonte. Conforme o comunicado da Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial publicado no DOM (Diário Oficial do Município), 12 entre os 117 avaliados no curso preparatório para a função foram considerados inaptos no exame psicológico.
A informação inicial divulgada pela PBH era de que 15 agentes não tinham passado na avaliação, mas o dado foi corrigido pela instituição. O primeiro curso teve início em janeiro deste ano e foi composto por 90 servidores. Somente um foi reprovado para começar o treinamento.
A assessoria de imprensa da corporação afirmou que ainda não é possível avaliar se o número de reprovados é grande, já que esta foi uma primeira seleção. No entanto, ressaltou que há a possibilidade de repetir os testes ao final do processo.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Processo
Uma empresa de segurança ganhou a licitação para treinar os guardas. Em dois anos, todos os mais de 2.100 agentes vão ter passado pelo curso. A prefeitura vai investir R$ 7,3 milhões na capacitação.
Desde que a Guarda Municipal foi criada, em 2003, é esperado o porte de arma para os agentes. Em 2005, a prefeitura comprou pistolas 380 e revólveres calibre 38, mas houve um impasse e as armas avaliadas em R$ 500 mil estão paradas desde então.
A empresa que ganhou a licitação segue regras da Secretaria Nacional de Segurança Pública e é fiscalizada pela Polícia Federal. O curso dura 30 dias e o guarda vai poder portar a arma também fora do trabalho.
Os agentes armados vão ser distribuídos em pontos estratégicos. Por enquanto, isso não inclui as escolas da capital.














