Universidade confirma tremor de terra em Montes Claros (MG)
Abalo sísmico foi de 2,3 na escala de Richter, segundo Universidade de Brasília; tremor deste sábado (5) é de baixa magnitude
Minas Gerais|Tais Heise*, da Record TV Minas

Um tremor de terra foi sentido pelos moradores da cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, a 417 Km de Belo Horizonte. O registro aconteceu na madrugada deste sábado (5).
De acordo com Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, às 2h22 da madrugada um abalo sísmico, de magnitude de 2,3 na escala de Richter, foi registrado na cidade do Norte de Minas.
De acordo com o professor George Sand, abalo deve ser considerado como de baixa intensidade e sem riscos para a população. "O tremor desta magnitude não é capaz de abalar estruturas ou mover objetos. Ele assusta pelo barulho. É como um caminhão pesado passando na rua", compara o professor.
Em 2014 foi registrado o tremor de terra com maior intensidade em Montes Claros. Foram 4.2 na escala Richter, quase o dobro do abalo deste sábado (5). "Na região é comum o histórico de tremores. Os estudos são importantes para entender os movimentos das rochas e na prevenção em caso de um possível desastre. Mas a situação naquela região é tranquila e já está sendo monitorada", completa George Sand.
Tremores em Divinópolis
De acordo com o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), em Divinópolis, cidade da região Centro-Oeste de Minas que fica a 115 quilômetros de Belo Horizonte, foram registrados só no mês de janeiro 31 tremores.
Ainda segundo o professor George Sand, "a Terra é cheia de rachaduras e onde está mais fácil de se movimentar, ela se desloca e gera tremores, é normal. A gente não espera tantos tremores recorrentes, mas pode acontecer. A Terra é cheia de rachaduras e onde está mais fácil de se movimentar, ela se desloca e gera tremores, é normal", explica o professor.
* Estagiária sob supervisão de Antonio Paulo














