Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Viaduto recebeu areia no lugar de cimento em BH, aponta promotor

Estrutura fica na mesma avenida em que viaduto desabou e matou duas pessoas em 2014

Minas Gerais|Do R7

Viaduto ficou interditado durante nove meses por conta de dilatação de 30 cm
Viaduto ficou interditado durante nove meses por conta de dilatação de 30 cm Viaduto ficou interditado durante nove meses por conta de dilatação de 30 cm

O viaduto Montese, na avenida Pedro I, em Belo Horizonte, teve parte da estrutura preenchida com areia onde deveria receber cimento. A conclusão é do Ministério Público, que investiga responsabilidade civil da prefeitura e das construtoras Cowan e Consol. A Cowan, que fez a obra, ainda não se manifestou sobre a acusação.

A partir do desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes, que matou duas pessoas e feriu 23 durante a Copa do Mundo na mesma avenida, o MP ampliou as investigações para os demais viadutos do complexo e apurou que todos eles apresentaram problemas. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

O próprio viaduto Montese ficou interditado durante nove meses em 2014 para a correção do erro

Publicidade

Segundo o promotor Eduardo Nepomuceno, o deslocamento de 30 centímetros ocorreu pelo uso inadequado de areia. A informação consta em relatório da RCK Consultoria. 

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Nepomuceno explicou que a empreiteira Cowan sabia exatamente o que fazia ao preencher a estrutura com areia no lugar de cimento.

Publicidade

— No Montese, o projeto do encontro não estava pronto pela Consol, ou se extraviou, e não chegou à Cowan. A própria cowan o elaborou e por conta e risco fez o enchimento da estrutura com areia. Posteriormente, em razão do deslocamento da estrutura, a empresa foi chamada para fazer a revisão, pois se verificou que areia não é o material adequado por conta de sua movimentação.

Depois do erro, a Prefeitura de BH chamou outras empresas para verificar o conserto e a conclusão é que o problema foi resolvido.

— A gente tem que agradecer porque não houve dano a ninguém. É importante para a investigação porque não se limita ao Guararapes, mas também às portas das estações que não estavam funcionando, contratação de vigilantes e aos outros viadutos, pois todos apresentaram problemas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.