Viçosa decreta situação de emergência e terá racionamento de água
Medida foi anunciada pelo prefeito e deve durar até o fim deste mês
Minas Gerais|Do R7
A cidade de Viçosa, na Zona da Mata mineira, é a última a decretar situação de emergência por causa da estiagem em Minas Gerais. Ao todo, segundo a Defesa Civil, 155 municípios estão em situação crítica devido à seca.
O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, assinou nessa quinta-feira (9) um decreto que determina restrições do uso de água potável na cidade para evitar desperdícios e racionamento em alguns bairros.
Agora, no município, está proibido lavar ruas, calçadas, e frentes dos imóveis; regar jardins e plantas; encher ou esvaziar piscinas; lavar quintais, telhados, paredes, calhas, garagens, veículos e despejar água tratada na rede pluvial ou na rede de esgoto.
As regras, conforme o decreto, valem tanto para residências quanto para estabelecimentos comerciais. As restrições, conforme a prefeitura, são para que a cidade “suporte a estiagem pelo menos até o final de outubro”.
Em entrevista nesta sexta-feira (10), o prefeito não descartou a possibilidade de uso da rede, já interligada, da Estação de Água da Violeira (ETA II) para complementar a vazão da ETA I, responsável pelo abastecimento da maior parte de Viçosa. A questão está sendo discutida com o Ministério Público e com a Universidade Federal da cidade.
Veja o dia e horário de racionamento em Viçosa:
Segunda-feira, de 7h às 19h: Bairro Silvestre, Amoras, Vau – Açu, Floresta, Boa Vista, Marques, Vereda do Bosque e Liberdade.
Terça-feira, de 7h às 19h: Santa Clara sentido São Sebastião, Morada do Sol, Jardim Europa, Morro do Cruzeiro, Ramos, Rua das Estrelas, Rua da Conceição e Rua Gomes Barbosa, Clélia Bernardes.
Quarta-feira, de 7h às 19h: Barrinha, Laranjal, Cidade Nova, Grota dos Camilos e Nova Era, Vale do Sol.
Quinta-feira, de 7h às 19h: Santa Clara sentido Bairro de Fátima e Nova Viçosa.
Sexta-feira, de 7h às 19h: João Brás, Violeira, recanto da Serra, Inconfidentes, Sagrada Família, Bom Jesus e Bela Vista.
Sexta-feira, de 20h às 08h de sábado: Centro, Lourdes.
Domingo, de 07h às 19h: Bairro Santo Antônio.