GWM e governo de SP firmam parceria para produção de hidrogênio
Projeto prevê uma criação de produção de hidrogênio a partir do etanol
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
A Great Wall Motor Brasil – GWM e o governo de São Paulo firmaram parceria para a introdução de veículos movidos a hidrogênio no estado paulista e, por consequência, no Brasil. O projeto prevê uma criação de produção de hidrogênio a partir do etanol.
HAVAL H6 HEV híbrido 2024: faz 13km/l e custa quase o mesmo que o Corolla Cross - detalhes e preço. Veja o vídeo!
A união entre montadora e governo foi firmada na fábrica da GWM em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que assinou termo de engajamento entre o estado e a montadora chinesa.
A parceria também promoverá estudos de viabilidade de uma rota logística com a utilização de veículos movidos a hidrogênio, pesquisas para a identificação de potenciais parceiros para produção e fornecimento de hidrogênio a partir de fontes renováveis e, por fim, o engajamento de universidades paulistas no processo de pesquisa e desenvolvimento para novas rotas tecnológicas de descarbonização da mobilidade no estado de São Paulo.
O projeto para veículos a hidrogênio terá duração de um ano e terá o apoio do InvestSP, que é uma agência de promoção de investimentos do governo de São Paulo. A GWM ainda prevê que todo o hidrogênio que será utilizado no abastecimento dos veículos deverá ser produzido no Brasil utilizando preferencialmente fontes limpas como etanol e renováveis.
Além disso, o desenvolvimento de uma rota paulista de veículos a hidrogênio faz parte dos projetos globais da GWM, que pretende atingir a neutralidade de carbono em todo o mundo até 2045. Vale lembrar que a montadora chinesa investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões no Brasil.
*Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.