Alerj aprova projeto de lei que tipifica crime de roubo de bicicleta
Proposta foi aprovada uma semana após médico ser morto quando pedalava na Lagoa
Rio de Janeiro|Do R7
O projeto de lei 444/15, que cria o subtítulo "roubo e furto" de bicicleta nos registros de ocorrência da Polícia Civil e um sistema estadual contra o roubo e comércio ilegal do produto, foi aprovado na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), nesta terça-feira (26). A proposta é de autoria dos deputados Martha Rocha (PSD) e André Ceciliano (PT).
O projeto tem nove artigos e prevê a tipificação do crime de roubo de bicicletas nos boletins de ocorrência para subsidiar estatísticas do ISP (Instituto de Segurança Pública) e a criação de um cadastro estadual de bicicletas recuperadas.
A deputada Martha Rocha afirmou que esse projeto pode ajudar o trabalho da polícia.
— Assim que assumi meu mandato fui procurada por uma comissão de ciclistas preocupada com o crescente roubo de bicicletas. Com a aprovação da proposta vamos ter um dado específico para analisar esse fenômeno. Eu não tenho a menor dúvida de que esse indicador vai facilitar o trabalho das polícias Civil e Militar.
O projeto ainda será votado em segunda discussão pela Alerj antes de ser enviado ao governador Luiz Fernando Pezão para sanção.
A proposta foi aprovada uma semana após a morte do médico Jaime Gold, de 57 anos. Ele foi esfaqueado quando pedalava na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio. Um dos menores suspeitos de matar o médico e roubar a bicicleta dele foi apreendido pela polícia.















