Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Artistas ocupam sede do Ministério da Cultura no Rio em protesto contra fim da Pasta

Grupo pede saída do presidente interino, Michel Temer, e continuidade do ministério

Rio de Janeiro|Do R7


Artistas ocupam a sede do extinto Minc no começo da tarde desta segunda-feira (16)
Artistas ocupam a sede do extinto Minc no começo da tarde desta segunda-feira (16)

Um grupo de cerca de cem artistas ocupou na tarde desta segunda (16) o Palácio Capanema, centro do Rio. No local, funcionava a sede do extinto Ministério da Cultura no Estado do Rio de Janeiro. Uma das principais reivindicações da ocupação é a continuidade da Pasta — que deve ser transformada em Secretaria Nacional da Cultura, subordinada ao Ministério da Educação — e o afastamento do presidente interino, Michel Temer.

O movimento defende que a extinção do MinC é "só mais uma de muitas imposições sem a participação popular" do governo Temer.

A ocupação acontece por tempo indeterminado. Os artistas planejam uma série de atividades culturais e pedem doação de água, frutas, copos não descartáveis, café, açúcar, roupa de cama, pão e manteiga. Os produtos podem ser entregues no prédio.

Apoiam a ocupação do MinC os coletivos Teatro pela Democracia, Ocupa Lapa, Bloco Nada Deve Parecer Impossível de Mudar, Audiovisual pela Democracia, Circo pela Democracia, Anti Cia de Teatro, Reage Artista, Midia NINJA, Fora do Eixo, Vila do Teatro Santos SP, Frente Brasil Popular Zona Sul, Coletivo Alma Não Tem Cor, Fodidos Privilegiados, Jongo da Serrinha, Os Dezequilibrados, Lingua de Trapo / Ponto de Cultura, Cia Enviezada, Rio Mais Cinema Menos Cenário, Grupo de Risco, Diálogos em Circo, Sopro do Ator Dois, 2 V, Orquestra Voadora, ETC rio, Teatro de Anônimo, Bloco pi, Assembléia dos Amigos, Banda Hetera, UNE, Cuca da UNE, Cia Ensaio Aberto, Armazém da Utopia, Advogados pela Legalidade Democratica, CUT, Mulheres pela Democracia, Dança pela Democracia, Cia de Dança Esther Weissman, Teatro de Rodas, Coletivo Vento Sutil, Fabuloso Quintal de Historias, Frente Permanente da Dança, Forum Permanente de Dança, Coletivo Alfinete Amarelo, Coletivo em Silêncio, Teatro Independente, Mulheres contra Cunha e contra Temer, Coletivo SerHurbano, Ocupação Passeio Publico, Cineclube Mate com Angu, Coletivo És uma maluca, Servidores da Funarte, Cia Teatral Milongas, Coletivo Anti Cinema, Coletivo Boldo, Ocupa Carnaval, Cia Monte de Gente, Frente Brasil Popular Zona Norte, Diretório Acadêmico do Curso de Produção Cultural da UFF, Cordão do Boitatá, Cia Dois Banquinhos, Cia de Arte Cadê, Pólo de Economia Criativa da Zona Oeste / RJ, Lumiar Filmes, Coletivo Pitoresco, Diretório Central dos Estudantes da UERJ, Juventude do PT RJ, Coletivo Bonobando, Coletivo Instantâneo, Aquela Cia. de Teatro, Programa de Pós-graduação artes da cena da ECO/ UFRJ, Secretaria Estadual de Cultura do PCdoB, Coletivo CultMidia RJ, Coletivo Muanes Dança Teatro, FETAERJ - Federação de Teatro Associativo do estado do Rio de Janeiro, Contra Bando de Teatro, União da Juventude Socialista, Cia. do Solo, Cabaré Andante, Hei Ho Brass Band, Comitê UniRio Contra o Golpe, Jardins Portáteis, Coletivo Non Passaran, Marcha Mundial de Mulheres, Kizomba, Mostra de Cenas Autorais e Independentes, Comitê dos Alunos de Teatro Unirio Contra o Golpe, ONG ECOA, UFF Discentes da Pós-Graduação de Estudos Contemporâneos da Arte, Coletivo de Artes Visuais Vô Pixa Pelada, Crises Produtivas Cinema, Los Fumedos Del Porro,Teatro Inominável, Circo no Ato, Miúda Núcleo de Pesquisa em Artes, Questão de Crítica, Complexo Duplo e Os Biquínis de Ogodô Convidam as Sungas de Odara.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.