“Batman” se recusa a tirar máscara e é detido em protesto no Rio
“Herói” reivindicava o direito de usar máscaras em manifestações no Estado
Rio de Janeiro|Do R7

Um homem vestido de Batman foi detido no fim da tarde desta quarta-feira (25) por se recusar a retirar a máscara durante um protesto em frente ao prédio do Ministério Público no centro do Rio.
O manifestante foi levado por policiais militares para averiguação em uma delegacia da região. Uma lei aprovada na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) há duas semanas proíbe o uso de panos e máscaras para esconder o rosto em protestos.
Eron Morais de Melo costuma se vestir de “Batman” para acompanhar as manifestações desde junho. Nesta quinta, ele carregava um cartaz com o próprio nome e o número de identidade, mas a tentativa de se identificar e demonstrar boa intenção não foi suficiente para evitar a prisão.
Na placa do Batman havia a mensagem: “A máscara não é um anonimato. É um símbolo de revolta contra a corrupção e a má administração pública”.
Pelo menos outros sete integrantes do ato foram detidos. Alguns, assim como Eron, foram levados para a delegacia por usar máscaras. Outros se envolveram em confusão com policiais militares. O grupo protestava contra a criação pelo MP da Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas.
Mais cedo, no mesmo local, um grupo de alunos da universidade Gama Filho organizou uma manifestação a fim de conseguir ajuda do MP para evitar que a instituição acabe. Os professores estão em greve por falta de salários desde agosto.















