Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Beltrame diz que há predisposição para confrontos em período eleitoral e garante reforço dobrado nas ruas

 Reunião na CICC reuniu cúpula da segurança para discutir recentes atos de violência

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Complexo da Maré teve segurança reforçada nesta quinta-feira, após confrontos na comunidade
Complexo da Maré teve segurança reforçada nesta quinta-feira, após confrontos na comunidade Complexo da Maré teve segurança reforçada nesta quinta-feira, após confrontos na comunidade

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou nesta quinta-feira (2) que há uma predisposição para ações criminosas e confrontos no período eleitoral. Segundo o secretário, já estavam previstas, para começar nesta sexta-feira (3), ações de reforço à segurança para as eleições.

— Há uma predisposição a isso. Não posso dizer que [as ações criminosas] estão relacionadas às eleições, mas, se vocês fizerem uma reflexão e acompanharem o que, em 2007, o tráfico fez aqui, inclusive botando fogo com pessoas vivas dentro de um ônibus e metralhando delegacias. Que, em 2010, começou a espalhar focos de incêndio, e agora novamente nós temos essas ações. Pode haver uma predisposição a isso.

Beltrame participou de reunião com cúpula de segurança
Beltrame participou de reunião com cúpula de segurança Beltrame participou de reunião com cúpula de segurança

O secretário participou de uma reunião que durou cerca de uma hora com o governador Luiz Fernando Pezão, o chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, e o comandante-geral da Polícia Militar, José Luís Castro Menezes. O encontro ocorreu no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) do Estado do Rio e, segundo Beltrame, teve o objetivo de pôr o governador a par das ações que estão planejadas.

A partir de sexta-feira, a Polícia Civil fará operações de repressão qualificada em vários pontos da cidade e algumas delegacias serão reforçadas. Já a Polícia Militar terá o dobro de policiais de batalhões de operações especiais nas ruas, com esquema especial de folgas.

Publicidade

— A inteligência vai procurar buscar informações bastante detalhadas no sentido de antecipar qualquer tipo de ação.

Para o dia da eleição, Beltrame afirmou que haverá forte policiamento na cidade.

Publicidade

— Domingo, temos um trabalho especial, um número muito grande de policiais. Onde tiver uma urna na cidade, vai ter um policial militar.

O confronto, que chegou a fechar ontem a Avenida Brasil, aconteceu, segundo o secretário, quando a polícia impediu a movimentação de traficantes da Pedreira, que saíram do Caju em direção ao Complexo da Maré. Há UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nas favelas do Caju e no Complexo da Maré.

Publicidade

— É um movimento articulado do tráfico no sentido de desmoralizar totalmente o trabalho de pacificação, quem sabe pretendendo que esse projeto não continue. É uma demonstração de que prejuízos estão acontecendo a esses marginais.

Sobre o Morro do Cavalão, na zona sul de Niterói, Beltrame afirmou que as ações criminosas foram orquestradas por um preso apelidado de Cadar, que será transferido de Bangu 3 para um presídio federal. O ônibus incendiado na noite de ontem no bairro vizinho, Icaraí, foi queimado por 15 menores de idade, segundo Beltrame. O secretário afirmou ainda que os confrontos na Mangueira se devem à situação financeira do tráfico e que, na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, um traficante foi morto pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais).

— São ações, no nosso entendimento, em um primeiro momento, isoladas, mas a intelgência está atenta.

Beltrame lembrou que há limitações legais para operações policiais no período eleitoral. Nos cinco dias anteriores às eleições e nas 48 horas posteriores, a lei só permite realizar prisões em flagrante, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. Apesar disso, ele garantiu que a Polícia Civil está detectando prisões que poderão ser feitas depois do pleito.

— A resposta que temos que dar tem que ser racional, pensada. Não é uma resposta à base de tiro e à base de entrada em maneira inopinada em qualquer lugar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.