Com alagamentos, Rio vive caos nos transportes após temporal
Metrô, trens e Santos Dumont têm restrições; homem desaparece na baixada
Rio de Janeiro|Do R7
A chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a noite de terça (10) provoca caos na capital e em cidades da Baixada Fluminense. Bolsões de água nas principais vias causam congestionamentos, trens circulam com restrições e atrasos, um trecho da linha 2 do metrô teve a circulação suspensa e o aeroporto Santos Dumont fechou. A via Dutra está paralisada em razão de pontos de alagamento.
Costa Barros, bairro da zona norte, ficou submerso. Regiões da baixada também sofrem com enchentes. Bombeiros buscam homem que teria sido levado pela correnteza em Nova Iguaçu, na baixada.
Em Realengo, bombeiros resgatavam na manhã desta quarta uma pessoa parcialmente soterrada. Em Anchieta, houve um desabamento e os bombeiros não tinham informações de vítimas.
A Prefeitura do Rio acionou, durante a madrugada, as sirenes de 49 comunidades da zona norte e na região de Jacarepaguá (zona oeste) por conta do temporal. Os moradores foram guiados por agentes comunitários a da Defesa Civil a pontos de apoio próximos.
Por volta das 8h, o Santos Dumont, no centro do Rio, reabriu para decolagens. A pista, porém, continuava fechada para pousos às 11h por causa do mau tempo. Segundo a Infraero, no mesmo horário, eram registrados 11 atrasos e 19 cancelamentos. O Galeão operava somente com auxílio de instrumentos.
Na manhã desta quarta, a avenida Brasil estava bloqueada nos dois sentidos, na altura do trevo das Margaridas, em razão de ponto de alagamento. Um bolsão d'água interrompeu o trânsito na radial Oeste, em ambos os sentidos, durante boa parte da manhã. Por volta das 10h40, a via foi liberada.
Trens e metrô
Os ramais Santa Cruz e Deodoro operavam na manhã desta quarta com intervalos irregulares. A circulação no ramal Japeri acontecia somente entre Austin e Central. Atenção passageiros de Saracuruna e Belford Roxo: a circulação de trens no ramal estava suspensa e sem previsão de retorno. Por volta das 12h30, o serviço começou a ser normalizado, mas os intervalos eram irregulares até as 13h20.
A linha 2 do metrô não operava entre as estações Pavuna e Colégio. A operação estava normal entre as estações Irajá e Botafogo. A linha 1 circulava normalmente.
Rios em alerta máximo
Os rios da Baixada Fluminense entraram em alerta máximo para cheias, segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Eles são o rio Pavuna (São João de Meriti), Botas (Belford Roxo e Nova Iguaçu) e Itabapoana (Bom Jesus de Itabapoana, na região norte-nordeste do Estado). Nesta quarta, é feito desassoreamento e dragagem do rio Botas para evitar enchentes na região.