Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com feriadão no RJ, Inca faz alerta para baixo estoque de sangue

Instituto pede para que população procure hemocentros para fazer doação; 2020 registrou queda de 17% nas doações

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*

O Instituto Nacional de Câncer faz um alerta à população fluminense sobre o baixo estoque de sangue. Com o decreto do Governo Estadual da parada emergencial de dez dias, válidos entre esta sexta-feira (26) e o dia 4 de abril, o Inca pede que as pessoas se mobilizem para doação nos hemocentros de todo Rio de Janeiro. Depois dos atendimentos de emergência, o Inca é a unidade pública com mais movimentação de pacientes no Estado.

Inca alerta para estoque baixo de sangue
Inca alerta para estoque baixo de sangue Inca alerta para estoque baixo de sangue

O ideal para manter o nível de bancos de sangue são 70 coletas diárias. Nesse momento, são apenas 30. De 2019 para 2020, as doações reduziram 17%. E, de 2019 para este ano, considerando de os primeiros três meses de 2021, a queda é de 27%.

De acordo com o Instituto, os tratamentos oncológicos dependem dos bancos de sangue para eficácia, incluindo procedimentos cirúrgicos, transfusões regulares de sangue e plaquetas. Um único doador pode ajudar até 4 pessoas.

Quem pode doar?

Publicidade

Pessoas que têm entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos e em boas condições de saúde podem doar. Não se deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.

O Inca garante que a doação de sangue é segura. Para aqueles que já tiveram a covid-19 com sintomas leves, é possível doar pelo menos 30 dias após cessarem todos os sintomas. Já os que apresentaram sintomas mais graves e que querem doar, precisam entrar em contato com o banco de sangue, antecipadamente, para uma avaliação. 

Publicidade

Além disso, é necessário apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. 

Serviço:

Publicidade

Inca:

Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados, das 8h às 12h. No dia 02 de abril, feriado, o Banco de Sangue não funcionará. 

Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

HemoRio:

Endereço: Rua Frei Caneca, 8, Centro - Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: todos os dias de semana, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados.

Por questões de segurança, não será permitida a doação de sangue do doador acompanhado de menor de 12 anos. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.