Crise no RJ: Governo atrasa e pagamento dos servidores será na sexta-feira
Pagamento estava previsto para esta quarta-feira (9)
Rio de Janeiro|Do R7
Os servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro deverão receber o pagamento de fevereiro na próxima sexta-feira (11). O pagamento de R$ 1,4 bilhão aos mais de 460 mil servidores estava previsto para a quarta-feira (9), mas o governo afirmou que “a postergação é necessária devido ao agravamento da crise financeira fluminense”.
No dia 18 de dezembro, o governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado calendário de pagamento aos funcionários, transferindo a data de depósito do salário do último dia do mês trabalhado para o sétimo dia útil do mês seguinte.
Neste mês, o Estado citou novamente a queda dos preços do petróleo como um dos principais motivos para o atraso no pagamento. Em nota, afirma que “a partir do último trimestre de 2014, houve uma intensa mudança na arrecadação do Estado, provocada pela forte queda nos preços do petróleo”.
O governo também cita que mantém esforços para gerar receitas extraordinárias para conseguir cumprir o pagamento dos servidores, que é prioridade.
Protesto
No dia 2 deste mês, servidores protestaram contra a crise do Estado do Rio. Eles reivindicaram reajuste salarial unificado, o não parcelamento dos salários e o retorno do calendário de pagamento. Os servidores também defendendiam o fim da privatização no setor e a criação de um plano de carreiras para a categoria.