Detran-RJ suspende mais de 4.000 CNHs que ultrapassaram limite de 20 pontos no ano
Condutores que tiveram carteiras suspensas devem entregá-las imediatamente
Rio de Janeiro|Do R7

O Detran do Rio de Janeiro notificou no Diário Oficial, nesta segunda-feira (19), 10.471 motoristas e motociclistas que passaram do limite de 20 pontos em infrações de trânsito durante um ano. Desses, 4.275 tiveram a habilitação suspensa e devem entregá-la imediatamente ao Detran. Para conseguir de volta, é preciso fazer um curso de reciclagem.
O departamento tornou medidas de fiscalização mais rigorosas após o operário José Fernando Ferreira da Silva ser atropelado e morto pelo empresário Ivo Nascimento de Campos Pitanguy na Gávea, zona sul do Rio. O filho do cirurgião plástico Ivo Pitanguy tinha 70 multas acumuladas nos últimos cinco anos, 13 delas por embriaguez ao volante, segundo a 14ª DP (Leblon), somando juntas 240 pontos.
Motoristas flagrados terão carteira cassada
Os motoristas que, mesmo com a suspensão, forem flagrados por agentes de trânsito ou pelo cruzamento de informações no banco de dados do Detran sofrerão um processo para ter a carteira cassada, como prevê o artigo 263 do Código de Trânsito Brasileiro. Os dados identificarão os condutores ilegais por meio das infrações e as multas serão usadas como prova para a abertura automática do processo de cassação de carteira.
Processos de cassação já foram abertos
Outros 2.078 condutores também foram notificados pelo Diário Oficial porque contra eles foi aberto processo para suspensão de carteira. Eles precisam apresentar defesa prévia. Outros 3.668 ainda podem recorrer às juntas administrativas de recursos e infrações para evitar a perda da habilitação.
O Detran avisou via Correios cerca de 20,2 mil condutores que tiveram abertos processos de suspensão de habilitação entre agosto e outubro deste ano.















