Ex-presidente do Uruguai, José Mujica é homenageado e dá palestra no Rio
Na tarde desta quinta-feira, ele fala a estudantes da Uerj, na zona norte da capital
Rio de Janeiro|Do R7

O ex-presidente do Uruguai José Mujica participou nesta quinta-feira (27) de homenagem oferecida pela Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul no auditório da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no centro do Rio de Janeiro.
Mujica foi homenageado na 1ª edição do prêmio Personalidade Sur 2015, criado para aplaudir personalidades latino-americanas de destaque no cenário mundial.
A agenda do ex-presidente uruguaio inclui um encontro com estudantes, solicitado por Mujica, às 18h, em auditório da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A descriminalização das drogas no Brasil será um dos temas debatidos durante a palestra do líder uruguaio, que legalizou a comercialização da maconha em seu país.
Trajetória
José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015. Participou da luta contra a ditadura militar no Uruguai (1973-1985) como membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros. Permaneceu preso durante 14 anos por esta atividade.
Casado com a ex-militante Lucía Topolansky, Mujica mora em uma pequena fazenda nos arredores da capital Montevidéu. Exerceu o cargo de presidente pro tempore do Mercosul (mandato rotativo de seis meses exercido entre presidentes dos países membros) até 12 de julho de 2013.















