Governo do RJ suspende pagamento de fornecedores
Secretaria da Fazenda fala em crise e relata queda de 16% na arrecadação
Rio de Janeiro|Do R7
A Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (18), por meio de nota, que o governo suspendeu nesta semana o pagamento de fornecedores do Estado. A pasta atribui a medida à crise econômica e alega que, conforme orientação do governador Luiz Fernando Pezão, a prioridade é o pagamento dos servidores ativos e inativos. Segundo a secretaria, o repasse aos fornecedores do Estado será retomado até o final deste mês.
"A forte retração da economia brasileira está gerando impactos significativos nas finanças de todos os Estados. No caso do Rio de Janeiro, a situação é ainda mais grave por causa do forte peso do petróleo na economia do Estado. Em outubro, a arrecadação de tributos do Estado do Rio de Janeiro caiu, em termos reais, 16% em relação a igual mês do ano passado", diz a nota.
Segundo a secretaria, para reduzir os efeitos da crise, foram aprovados 11 projetos de lei na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) em nove meses, garantindo que os pagamentos dos servidores do Estado tenham ocorrido, até o momento, em dia, incluindo a primeira parcela do 13º salário.
A pasta informa que foram gerados R$ 12 bilhões em receitas extraordinárias no Estado neste ano para cumprir os compromissos do governo com fornecedores e servidores.
"A orientação do governador Pezão é de prioridade absoluta para o pagamento dos servidores ativos e inativos. Sendo assim, para garantir o deslocamento de recursos para o Rio Previdência, o pagamento dos fornecedores foi suspenso nesta semana e será retomado até o final deste mês", conclui a secretaria em nota.