Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem completa 4 dias preso após protesto e defensores condenam: “é negro e mora em favela”

Rapaz vem sendo mantido no Complexo de Bangu sob a alegação de que portava um explosivo

Rio de Janeiro|Pedro Neville, do R7

Ocorreu confronto na última quinta-feira entre manifestantes e policiais no centro do Rio de Janeiro
Ocorreu confronto na última quinta-feira entre manifestantes e policiais no centro do Rio de Janeiro Ocorreu confronto na última quinta-feira entre manifestantes e policiais no centro do Rio de Janeiro

O protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro, ocorrido na última quinta-feira (13), terminou com 19 detidos em virtude do quebra-quebra no centro da cidade, porém só uma pessoa continuava presa até a tarde desta segunda-feira (17). Policiais alegaram que Jorge Luis Chaves de Jesus carregava um explosivo em uma mochila quando foi capturado, dentro de uma estação de metrô.

No entanto, o rapaz alega que não sabe de quem é a mochila. Ele teve a prisão provisória decretada e foi transferido para o Complexo Penitenciário de Gericinó. Um pedido de liberdade foi negado. Um novo recurso deve ser analisado nos próximos dias.

Para Mateus Rodrigues, do Instituto de Defensores de Direitos Humanos, a prisão foi um ato claro de discriminação.

—Ele estava no bolo dos manifestantes e o prenderam de maneira aleatória. Só porque é negro, pobre e morador de favela. Ele nunca tinha visto aquela mochila.

Publicidade

Ainda de acordo com o representante do instituto, os policiais se recusaram a ouvir o relato de testemunhas de que o artefato não era de Mateus.

Protesto nesta segunda

Manifestantes já começaram a tomar as ruas do centro do Rio no fim da tarde desta segunda-feira (17) para um novo protesto contra o aumento nas passagens de ônibus. São esperadas cerca de 60 mil pessoas na passeata.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.